domingo, 7 de dezembro de 2008

INFÂNCIA

“Oh! Que saudades eu tenho

Da aurora da minha vida

Da minha infância querida

“Que os anos não trazem mais”

Casemiro de Abreu.  Meus Oito Anos.




Verrochio (1435-1498). Escultor, ourives e pintor florentino. Foi aluno de Filipo Lippi e Donatello. Professor de Leonardo da Vinci, Boticelli, Perugino e Ghirlandaio. Trabalhava na corte de Lorenzo Médici.  Cupid with Delphin (1479). VecchioPalace, Florença.Cupido deus do amorEra o equivalente ao deus grego Eros. Filho de Venus e Marte. Sua representação era, na maioria, feita por uma criança alada com um arco e flechas. Em quem a flecha atingia despertava amor e paixão. É depois de Cristo a figura infantil mais representada na arte.



Hans Holbein The younger (1497-1543) Nasceu emAusburAlemanhaFilho de Hans Holbein, the elder. Começou seu treinamento com seu pai aos 16 anos. Mudou se para Basel onde tornou se pintor da Corporação de Pintores da cidade. Trabalhou em Lucerna, Zurick e Londres onde morreu na peste de 1553. Portrait of Charles VI l as a Child. (1538) National Gallery of Art.Whashington. Edward VI era filho legitimado de Henrique VIII e de sua terceira mulher Jane SeymourHolbein representou o príncipe bebê em posição ereta tendo na mão esquerda o cetro e a mão direita em posição de benção. A pose frontal e o parapeito eram reservados para figuras reais ou divinas. O longo verso em latim do poeta Richard Morison indica a realeza do pai e aponta para sucessão.



Peter Paulo Rubens (1577-1640). Pintor barroco flamengo. Após a morte do seu pai, sua família muda-se para Antuérpia. Lá, os dois irmãos recebem esmerada educação. Philiptornou-se advogado e Rubens encaminhou-se para a pintura. Foi aluno de Otto von Veen. Tornou-se mestre da Corporação de Pintores de Antuérpia. Transferiu se para Itália, sob o patrocínio do Duque de Mântua. Fez enorme sucesso artístico e financeiro. Recebeu encomendas de diferentes casas reais. Tornou se diplomata e trabalhou pela paz entre a Espanha e França. Produziu cerca de 2000 quadros. Portrait of a Boy _ Nicholas Rubens. (1625). O retrato de seu filho, em carvão sobre papel, pertence ao museu Albertina de Viena.



Bartolomé Esteban Murillo (1618-1682). Pintor barroco espanhol. Foi influenciado por Ticiano, Van Dyck e Rubens. Nascido e radicado em Sevilha foi fundador da Academia de Desenho de Sevilha. Seu prestígio na Espanha era enorme, ele foi convidado pelo rei Carlos II a instalar se em Madrid. Era considerado o pintor do povo, pois seu trabalho retratava os contemporâneos simples ou ilustres. Morreu ao cair de um andaime. The Good Shepherd (1660), Museu do Prado. Murillocostumava a representar os santos como crianças. Aqui ele seguiu as palavras do próprio Jesus: “The good shepherd who gives hislife for his sheep”.




Ron Mueck (1958 -) Escultor hiperrealista nascido em Melbourne, Austrália e radicado em Londres. Não teve educação artística formal. Começou como fabricante de manequins. A pintora portuguesa Paula Rego encomendou um manequim do Pinóquio para servir como modelo para um quadro. A figura era tão perfeita, que ela mostrou ao colecionador inglês Charles Saatchi. Ele participou da sua mudança para o mundo das artes plásticas. Suas esculturas são perfeitas ressaltando se a escala exagerada utilizada pelo artista. Big Baby (1996-1997). Saatchi Gallery, Londres.

 

Sugestões: Rubens _ Phaidon Press, 1998. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Registro o esforço de Brenda para criar e manter o blog. Que Imagem semanal sirva de estímulo para o estudo e compreensão das artes plásticas. Marcio Fonseca

Graça disse...

Já recebia a Imagem Semanal há algum tempo e a repassava a amigos. Registro com alegria o nascimento deste espaço.Parabéns Márcio, parabéns Brenda! Vida longa com muitos "achados".
Graça Carvalho