domingo, 30 de novembro de 2008

O NASCIMENTO DE VÊNUS


 

“Qual de um verde caixão de zinco, uma cabeça

 Morena de mulher, cabelos empastados

 Surge de uma banheira antiga, vaga eavessa

 Com déficits que estão a custo retocados.”

 

Arthur Rimbaud.  Vênus Anadiomene


Vênus corresponde à deusa grega Afrodite. É a deusa do amor e da beleza. Nasceu e surgiu de dentro de uma concha gerada pelas espumas. Foi levada para a ilha de Paphos. Em outra versão, seria filha de Júpiter e Dione. Era esposa de Vulcano e amante de Marte.



Apelles de Kos (século 4º a.C.). Foi renomado pintor grego. Conhece se referências sobre seu trabalho no livro História Natural de Plínio. Foi de Apelles a pintura perdida Vênus Anadyomene, que serviu de modelo para o mural encontrado em Pompéia, vista na foto. Plínio teria dito ser Alexandre o Grande o modelo para o quadro.



Alessandro de Mariano Filipepi ou Sandro Botticelli (1445-1510) Pintor florentino. Foi aprendiz de Fra Filippo Lippi. Estudou, ainda, com Verrocchio. Recebeu o patrocínio da Família Médici O Nascimento de Vênus (1483) Galleria degli Uffizi.  Representou a deusa Vênus emergindo do mar como uma mulher adulta. É empurrada para as margens pelos Ventos D’oeste, representados por um casal, símbolos das paixões espirituais. Uma chuva de rosas perfuma o ambiente. Recebe de Hora, uma das deusas das estações, o manto bordado de flores para cobrir sua nudez. Na antiguidade, a concha era a metáfora para vagina. No tempo de Botticelli a maioria das pinturas referia se a temas religiosos. O pintor surpreendeu com seu tema pagão. A pintura seria baseada em a Anadyomene Vênus, de Apeles, que Botticelli tomou conhecimento pelo livro de Plínio. Quando os Medicis foram expulsos de Florença, Botticelli integrou se a nova visão religiosa comandada pelo monge beneditino Savanarola. Seus temas tornaram se religiosos. São dessa época: Pietà e Mystic Nativity e Mystic Crucifixion.




Ticiano Vicellio (1490-1576) Estudou com Giovanni Bellini e Giorgione. Foi o maior pintor e o renovador da pintura veneziana. Tinha a capacidade de revelar a personalidade dos seus retratados.  VenusRising from the Sea ou Venus  Anadyomene (1520). National Gallery of Scotland. Ticiano representou Vênus como uma bela mulher nua olhando para o lado tal qual uma escultura grega clássica. O enrolar do cabelo, após seu nascimento, é uma citação de Apelles. A pequena concha flutuando sobre o mar é o sinal para indicar ser a cena do nascimento da deusa do amor.



William-Adolpho Burguereau (1825-1905). Pintor acadêmico francês. Ligou se ao estilo realista após cursar a École de Beaux Arts de Paris. Seu interesse principal era a figura humana feminina. Teve enorme sucesso, mas com a chegada do Impressionismo seu nome foi esquecido. La Naissancede Vênus Musée D’Orsay, Paris. (1879) Burguereauinspirou se em Botticelli e enfatizou o transporte da Vênus, depois do nascimento, para a ilha de Paphos.



A cena do filme o Satânico Dr. No, baseado no livro de Ian Fleming, em que Ursula Andrews, a catadora de conchas, sai do mar é uma referência ao Nascimento de Vênus de Botticelli. O filme foi dirigido por Terence Young. O papel de 007 foi do ator SeanConnery.

 

 

Sugestões: 007 _ Contra o Satânico Dr. No, 1962.

                  The Art of Florence _ Abbville, 1986.

                  Arthur Rimbaud Poesia completa. Edição bilíngüe. Tradução Ivo Barroso _ Topbooks, 1994. 


MONKEY (reprise)


"Em baixo daquele castanheiro,
 beira de estrada, convenci o amigo
 que teimava na existência de Deus".
Takuboku Ishikawa. Tankas





Peter Bruegel (1530-1569) Pintor flamengo. O prestígio de Brugel era semelhante ao de Michelangelo e Ticiano. O quadro Dos Manos (1562)  parece ser uma alegoria na qual os macacos representam a estupidez de dois pecadores e o aprisionamento significa a riqueza material. O da esquerda traduz à avareza e o da direita a vaidade. As nozes significariam a prisão por uma causa insignificante. Ao fundo o porto de Amberes.




David Teniers the Younger (1610-1690) Pintor flamengo nascido em Bruxelas. Seu pai David Teniersthe Elder e Rubens influenciaram sua formação Seu tema predileto era a pintura de gênero. Monkeys on theKitchen (1670) mostra uma cozinha invadida por um grupo de macacos. Alguns usam chapeis de veludo. Eles bebem vinho, sugam frutas, cozinham e jogam cartas. Animais imitando o comportamento de humanos são temas retirados de antigas fábulas clássicas e como na pintura tinham a intenção de chamar a atenção para o comportamento inadequado seria uma herança irracional. A pintura de Teniers é de muito boa qualidade com o uso de uma iluminação adequada e a descrição pictórica de diferentes tipos de material. Acervo do Hermitage São Petersburgo.




Henri Rousseau (1884-1910) Filho de família muito pobre começou a pintar aos 40 anos, após poder ter seu sustento como funcionário da Alfândega. Pintor autodidata era classificado como Primitivo ou Naife. Pintou temas exóticos de florestas e animais sem nunca ter saído de Paris. Fazia seus estudos de plantas e animais no Jardim Botânico e no Zoológico. Suas obras tiveram aceitação pelo público. Picasso era seu admirador. Em Tropical Forest with Monkey (1910) mostrou sua visão de uma floresta imaginária povoada de macacos. National Gallery.



Frida Kahlo (1907-1954) Artista mexicana. O principal assunto de sua arte foi sua trágica vida. Um acidente na juventude a colocou por longo tempo na cama e deixou seqüelas insuperáveis. As traições de seu amor Diego Ribera e um aborto e a impossibilidade de tornar-se mãe apareceram em suas pinturas. SelfPortrait with Monkeys (1943) O fundo com plantas e os macacos representam marcas do seu México querido. Os macacos poderiam representar sua solidão amenizada pela companhia de animais de estimação. Coleção particular.



Nelson Leirner (1932-) Nasceu em São Paulo. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. A longa trajetória, a inteligência viva, a infinita criatividade, o pioneirismo e a diversidade de meios utilizados em sua obra (pintura, desenho, filmes, performance, design,objetos e instalações) o tornaram o mais importante e polêmico artista contemporâneo brasileiro. Influenciado por Duchamp, Andy Wharol, Sol Lewitt e Kabakov. Representou o Brasil nas Bienais de São Paulo, Tóquio e Veneza.

As esculturas do casal de noivos com máscaras de macacos fazem parte da instalação Vestida de Branco em exibição no Museu da Vale, Vila Velha. Vitória.  Nelson utilizou todo espaço do museu para uma viagem ao mundo do casamento. Da cerimônia religiosa à maternidade. A entrada dos noivos na Igreja sobre um tapete vermelho, observados por convidados, representados por figuras religiosas, animais, soldados, brinquedos infantis e estátuas de divindades afro brasileiras. A festa de casamento com a orquestra de macacos. A lua de mel na serra e no mar. A maternidade com vários berços e pequenos macacos. A atual exposição será registrada em um livro. O macaco para Leirner representa a similaridade com o homem e algumas vezes foram usadas como referência crítica aos militares durante a ditadura.

 

Sugestões: Nelson Leirner Arte e não Arte. 2004.

                  Frida KahloPain and Passion _ Taschen, 1993.

                  Pieter Bruegel el ViejoLabriegos,demonios e locos _ Taschen, 1994.


IN MEMORIAN (reprise)

“...E quantas mortes ainda serão necessárias

     Até que se perceba que pessoas demais

     morreram?

     A resposta, meu amigo,

     Está soprando no vento.”

 Bob Dylan    Blowing in the Wind.




 

Jane R. Hammond (1950-) artista americana. Influenciada pelo músico e artista John Cage. Trabalhou com os poetas John Assberry e Rapahel Rubstein. Estudou poesia e biologia antes de receber MFA em escultura pela Universidade de Wisconsin. Fallen 2004. A instalação em andamento incluiu  1511 folhas feitas à mão com o nome, escrito pela artista, de cada soldado americano morto no Iraque. A obra foi comprada pelo Whitney Museum e exibida em 2006 com o título Two Years continha, então, 3786 folhas. Um fundo doWhitney Museum permite a continuação do trabalho. Dois dias por semana, Jane Hammond recolhe folhas de diferentes árvores de diversas regiões do país, faz uma cópia em papel exatamente igual a original e escreve um nome de mais um soldado morto. Quantas folhas ainda serão incorporadas à instalação?







Felix Gonzalez Torres (1957-1996). Artista contemporâneo nascido em Cuba. Viveu em Porto Rico e desenvolveu sua obra em Nova York. Morreu de AIDS em Miami. Sem título (1992) Fotografia monocromática de uma cama vazia transformada em painel e exibida em Nova York. O trabalho foi feito em homenagem a seu companheiro Ross, logo após sua morte por AIDS. Foi representado nas Bienais de São Paulo e de Veneza


 



Joseph Noel Paton (1821-1901) Estudou na RoyalAcademy of London. Pintava no estilo Pré Rafaelista e tinha preferência por temas históricos e religiosos. In Memoriam(1857) foi dedicado pelo artista inglês como reconhecimento pelo heroísmo cristão das mulheres e crianças inglesas mortas na insurreição de 1857 de exército da Índia contra o domínio da Inglaterra. Coleção Particular Londres.




Taj Mahal Palácio localizado em Agra, Índia. O príncipe Kurran enamorou-se por uma princesa de 15 anos. O casamento ocorreu, após cinco anos sem que eles se vissem, em 1612. O imperador rebatizou a noiva como Muntaz Mahal (a eleita do palácio). O príncipe foi coroado imperador em 1628 com o nome de Munhaz Jahan. Ao dar a luz ao seu 14º filho, Muntaz Mahal morreu aos 39 anos. Para que ela nunca fosse esquecida, foi erguido o Taj Mahal entre 1630 e 1652 por 22 000 homens. Passagens do Corão estão gravadas em suas paredes. A abóbada tem fios de ouro. Um magnífico jardim cerca o palácio. O nome do arquiteto é desconhecido.Taj Mahal é patrimônio da Humanidade e foi eleitos uma das Sete Maravilhas do Mundo.

 

Sugestões: Poema sinfônico do compositor americano Douglas Moore em honra aos soldados mortos na segunda guerra mundial.

                    In Memoriam Jane Hammond. Art inAmérica, 2008.

                    Felix Gonzalez Torres. Julie Ault, 2006.


.