sábado, 3 de janeiro de 2009

ELEFANTE

“Temos o salomão, Quê, perguntou o rei, perplexo, sem perceber a intempestiva invocação ao rei de judá, Sim, senhor, salomão, o elefante [...]”.

José Saramago A Viagem do Elefante.



Walton Ford (1960-). Artista americano especialista na produção de aquarelas de grandes dimensões. Graduou-se na Rhode Island School of Design. Dedicou-se a produção de aquarelas com meticuloso estudo da flora e fauna. Interfere com referências a símbolos e piadas retiradas de literatura colonial e guias de viagem. Walton Ford utiliza-se do estilo descritivo dos artistas naturalistas do século XIX, especialmente John Audubon. É representado pela Paul Kasmin Gallery, Manhattan. Em sua premiada obra está implícita a crítica da destruição e violência produzidas pela civilização humana. Nila1999-2000.



Gregory Colbert Há mais de dez anos o fotógrafo e cineasta canadense desenvolve seu trabalho na Índia, Egito, Miamar, Sirilanka, Etiópia e Namibia. Seu olho clínico aguarda o momento especial para registrar suas extraordinárias imagens. Em 2002, houve a estréia da exposição Ashes andSnow em Veneza. Na cor sépia, os enormes painéis fotográficos e os filmes são mostrados no museu Normadicconstruido especialmente para abrigar a mostra. Trata-se de uma galeria móvel com 148 containers empilhados com um espaço de 4000m2. Para Gregory Colbert o trabalho está em progresso e tenta mostrar que o homem pode viver em harmonia com o mundo animal.Los Angeles e Nova York já receberam o museu com extraordinário sucesso de público. O filme está disponível no Youtube.



Salvador Dali (1904-1989) Pintor catalão nascido na cidade de Figueres e engajado no Surrealismo Iniciou seus estudos na Escola de Municipal de Desenho de sua cidade. Em 1922, mudou-se para Madrid e freqüentou A Academia de Artes de San Fernando, da qual foi expulso em conseqüência as críticas a incapacidade de seus professores. Foi influenciado por Rafael, Bronzino, Velazquez, Picasso e Miro. Casou-se com Gala sua musa e com enorme influência em sua carreira. Ilustrou livros. Com Brunnel fez o filme o Cão Andaluz.  Celestial Elephant. (1979). Serigrafia. Coleção particularO elefante foi um tema recorrente na obra de Dali e inspirado naquele deBernini.



Autor desconhecido. Dish with Elephant Surrounded 
by Cloudes. Coleção Metropolitan Museum of Art. Século 15. Vietnam. O elefante ajoelhado e cercado por abstratas nuvens formam o excepcional trabalho em azul cobalto da rara porcelana vietnamita.




Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) Escultor, pintor e arquiteto do barroco italiano. Nasceu em Nápoles e desenvolveu sua carreira em Roma. Sob o patrocínio do Cardeal Borghese tornou-se um expoente das artes em seu tempo. Com a eleição do Papa Urbano VII foi criado um projeto de obras grandiosas para mostrar o esplendor da Igreja. O Papa, grande admirador deBernini entregou a ele a execução de numerosos monumentos. Com apoio do Papa, ele tornou-se temido pelos outros artistas. The Elephant of the Minerva(1667) Escultura em mármore colocada na Piazza Santa Maria Sopra Minerva em Roma para servir de base a um obelisco trazido para Roma pelo imperador DeoclecianoBernini morreu em 1680 e seu funeral foi realizado na Basílica de Santa Maria Maggiore.

 

Sugestões: Dali – Harry N. Abrams, 1968.

                 A viagem do elefante: José Saramago _ São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

                King of the Beast _ Art in America. October, 2008.

 

Para Silvia Helena.

Nenhum comentário: