sábado, 9 de maio de 2009

MARIA MÃE DE JUSUS

“Eis-me aqui em Portugal

Nas terras onde nasci.

Por muito que goste delas

Ainda gosto mais de ti”.



Atribuído a Fernando Pessoa. Escrito aos sete anos para sua mãe.



Homenagem às mães.





Simone Martini (1280-1334) Pintor italiano nascido em Siena. Foi aluno de Duccio o maior artista da escola de Siena. Simone Martini introduziu a técnica do afresco em sua cidade. Annunciation with Two Saints (1333) A virgem está sentada num trono real e o vaso ocupa seu próprio espaço colocado no chão. O perfeito drapeado do manto de Maria contrasta com a representação linear do Arcanjo Gabriel. Galeria Uffizi.




Cimabue (1240-1302). Pintor florentino. Executor de mosaicos. Madona de Santa Trinità ou Maestá. (1280-1285) Galeria Uffizi. Foi pintada para a Igreja de Santa Trinità. A Virgem e o menino estão sentados no trono ornamentado e cercado de anjos. Abaixo, estão quatro profetas. Cimabue procurou fugir do estilo bizantino com a tentativa de colocar as figuras num espaço tridimensional. As folhas de ouro utilizadas na elaboração da pintura davam maior claridade à imagem na escura Igreja.




Bartolomé Esteban Murillo (1618-1682). Reconhecido como um dos mais importantes pintores do barroco espanhol. Foi aluno de Juan Del Castillo. Sua pintura foi influenciada por Van Dyck, Ticiano e Rubens. Trabalhou em Sevilha e Madrid. Fundou a Academia de Desenho de Sevilha. Madonna (1655-1660) Rijksmuseum. Amsterdam.




Autor Desconhecido (1900) A Virgem apareceu na China, na vila de Donglu, onde os padres Vicentinos fundaram sua missão. Em abril de 1900, os rebeldes da Revolução dos Boxers atacaram a vila. Repentinamente, os soldados começaram a atirar em direção ao céu, local onde apareceu a figura de uma senhora vestida de branco. A aparição apavorou os soldados e eles deixaram a vila. O pároco declarou ter invocado a proteção de Maria.

Uma nova igreja foi construída no local e o pintor representou a Virgem com feições orientais e com os trajes reais da imperatriz Tzi-Hsi.

Os soldados comunistas controlam a igreja e seus membros.

Colaboração de Rubens Alencar.





Sugestões: Gilberto Scofield: Donglu: A cidade da Virgem Maria da China _ globo.com, 2008.

The Art of Florence _ Abbeville Press, Publishers, 1988.

Nenhum comentário: