terça-feira, 25 de agosto de 2009

DESENHO

“Life is a dream. Dream happily”.

Alfred Kubin. Dedicatória em um desenho dado à sua irmã

Desenho é manifestação artística para produção de obra bi dimensional, na maioria das vezes tendo como suporte o papel. Em nosso meio, é menos valorizado do que a pintura. Um dos argumentos para isso seria o nosso clima, que favoreceria o aparecimento de fungos e diminuiria sua durabilidade. Um papel de boa qualidade e os cuidados necessários torna sua durabilidade enorme.



Alfred Leopold Isidor Kubin (1877-1959) Ilustrador, pintor, desenhista,gravurista e escritor austríaco. Nascido na Boêmia. Perdeu a mãe muito cedo. Tentou o suicídio, ainda, jovem. Em 1898, estudou em academia privada, antes de se matricular na Academia de Munique. Foi influenciado por Odilon Redon, James Enser e Max Klinger. Para gravura, utilizava a mesma técnica de Goya eKlinger. Pertenceu ao grupo dos Expressionistas. Ilustrou livros de Edgard Alan Poe, Hoffman e Dostoievsky. Kubin abordava em seus trabalhos o fantástico e o inverossímil. Depois de uma vida tão triste e já no fim dela, Alfred Kubinescreveu para a irmã a dedicatória utilizada como epígrafe dessa imagem. TheLady on the Horse (1997) Städtische Gallerie, Munique.



Vincent van Gogh (1853-1890) Woman (Sien) at Stove (1882) Kröller-Müller Museum, Otterlo. Holanda. Pintor holandês. O interesse inicial de van Gogh foi areligião. Estudava a bíblia com afinco e, por duas vezes, foi reprovado no exame de admissão para Universidade de Teologia. Trabalhou como missionário numa comunidade pobre. Estabeleceu uma forte ligação com seu irmão mais novo Theo e, por sua sugestão passou, em 1880, a levar a sério a pintura. Mudo-se para Bruxelas, onde estudou anatomia e perspectiva na Academia Royal de Artes. Aprofundou-se na obra de Rubens e conheceu a pintura japonesa. Em 1896, matriculou-se na Ecole de Beaux Arts de Antuérpia e no mesmo ano mudou-se para Paris. Pela amizade com Toulouse-Lautrec, passou a consumir o absinto. Com Theo conheceu Manet, Renoir, Sisley, Pissaro, Degat, Serat eGauguin. Era a época do Impressionismo, mas van Gogh não aderiu ao movimento. Mudou-se para Harles encantado por suas paisagens. Dividiu seu atelier com Gauguin, depois de uma briga com o amigo cortou sua própria orelha. Teve vários surtos psicóticos, agravados pelo uso do absinto. Várias internações em hospícios até o suicídio. “...Sofrer sem queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida”, disse van Gogh. Teve o reconhecimento como um dos mais importantes artistas de todos os tempos. Em Amsterdã, localiza-se o Museuvan Gogh.



Hendrick Goltzius (1558-1617) Nasceu em Haarlen, Holanda. Dedicou-se à pintura, desenho e gravura. Começou seus estudos com o pai, na pintura de vidros. Aperfeiçoou em pintura com Dirck Coornhert. Foi considerado um rival deDürer, tal a qualidade do seu trabalho. Mudou-se para Haarlen e produziu uma série de gravuras sobre a história de Lucrecia. Goltzius tinha defeito na mão direita devido a seqüelas de queimaduras na infância. Mesmo com a deficiência, tinha excepcional controle sobre o buril e criou um estilo de alternar linhas grossas e finas, o que permitiria, à distância, um efeito tonal. Viajou pela Itália, onde estudou a obra de Michelangelo. Mão Direita (1588) Teylers Museum,Haarlen. Holanda.



Michelangelo Buonarroti (1475-1564 Pintor, desenhista, escultor, poeta e arquiteto italiano. Começou seus estudos aos 12 anos com Ghirlandaio. Após sua formação foi trabalhar sob o patrocínio de Lorenzo de Medici, o Magnífico em Florença. Lá, conviveu com seus futuros patronos: Giovanni de Medici (Papa Leão X) e seu primo Giulio (Papa Clemente VII). Após a morte de seu protetor Lorenzo, Michelangelo mudou-se para Roma, onde produziu diversas obras, entre elas, a Pietà. Nove anos mais tarde, voltou a Florença por quatro anos, período considerado como um dos mais produtivos de sua vida. A YouthBeckoming a Right Leg (1504-1505). Museu Britânico, Londres.




Leonardo da Vinci (1452-1519) Foi o gênio da humanidade. Teve como professor Verrochio em Florença. Aos vinte anos recebeu o título de mestre daGuilda de São Lucas para pintores e doutores em medicina. Passou a maior parte de sua vida sob o patrocínio de Ludovico Scorza em Milão. Trabalhou em Roma, Bolonha e Veneza. Morreu na França em uma casa doada por seu amigo e admirador Francisco I, rei da França. The Grotesque Profiles (1485-1490) The Royal Collection Her Majesty Queen Elizabeth II. Leonardo da Vinci desenhou em seu caderno de rascunhos inúmeros estudos para faces diferentes ou grotescas. Ele escreveu: “Que teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois de morto ele permaneça”.

Sugestões: Hendrick Goltzius _ Art in America No1, 2004

Alfred Kubin _ Art in America No 2, 2009.

The Drawings and Prints by Vincent van Gogh in the Collection of Kröller-Müller Museum, 2008.

Leonardo da Vinci: Master Draftsman _Metropolitan Museum of Art, 2008

Nenhum comentário: