terça-feira, 8 de setembro de 2009

Espelho Uma pequena homenagem a Helena

Espelho meu, espelho meu. Diga se existe no mundo alguém mais bela do que eu.

Irmão Grimm em Branca de Neve

Para pequena Helena

Espelho é uma superfície lisa que permite alto índice de reflexão da luz incidida sobre ele. Provavelmente terá sido a superfície da água, que inspirou sua criação. Pensa-se terem sido criados no Egito no quinto milênio a. C e eram confeccionados de cobre.



Michelangelo Meresi Caravaggio (1571-1610) Nasceu em Milão. Foi aluno deTiciano. Mudou-se para Roma sob o patrocínio do Papa Clemente VIII. Logo, tornou-se o maior nome da pintura romana. Sua vida foi tumultuada. Assassinou um jovem e deixou Roma indo esconder-se em Nápoles. Foi, mais tarde, perdoado por Roma. O que tem de mais expressivo em sua obra foi a maneira como abordou a luz. Os efeitos bruscos entre o claro e escuro abriu uma nova visão da pintura. Narcissus (1597) Palácio Barbieri, Roma. Narciso filho do deus-rio e a ninfa Liriope, famoso por sua beleza. Há inúmeras versões da história. A arcaica é um conto moral destinado aos adolescentes masculinos. Narciso foi punido por ter desprezado todos seus dependentes masculinos. Amaldiçoado pelos deuses foi condenado a amar o primeiro que visse. Na lagoa de Eco, percebeu seu reflexo na água e enamorou-se por sua própria imagem e ao chegar mais próxima dela, caiu e afogou-se.



Jean Van Eyck (1390-1441) Pintor flamengo, considerado o introdutor do óleo na pintura. Iniciou seus estudos com o irmão Hubert. Arnolfini Portrait (1483). A pequena tela é um dos mais famosos trabalhos do grande mestre. Poderia ser a representação de um casamento. As roupas e o mobiliário sugerem ser família de posse. A mulher parece grávida, mas era a moda da época. O homem faz uma saudação com a mão direita e com a esquerda apóia sua mulher. O cão é o símbolo da fidelidade. Os pés descalços sugerem um território sagrado, o lustre com uma vela acessa mostra a presença de Deus. As frutas junto à janela simbolizam inocência e fertilidade. O espelho convexo ao fundo introduziu uma novidade, ele foi utilizado para refletir a presença de duas testemunhas, até hoje se discute a identidade das mesmas. A moldura do espelho tem pintadas cenas da paixão. Logo abaixo, na parede, pode se ler van Eyck esteve aqui. A GalleryNational. Londres.



Petrus Christus (1410-1473) Pintor flamengo radicado em Bruges. Foialuno e seguidor de Jan van Eyck. A Goldsmith in this Shop, Possibly SaintEligius (1449). Um ourives, Saint Elisío, está em sua pequena loja. Um jovem casal, em trajes de gala escolha as alianças pesadas numa balança. Um espelho mostra a praça em frente da loja e reflete a figura de dois homens, um deles segura um falcão significado da preguiça um dos pecados mortais. O espelho foi utilizado para aumentar o espaço pictórico. O Santo é o padroeiro dos ourives.Metropolitam Museum of Art. Nova York



Ticiano (1490-1576) Venus a her Toillet. National Gallery of Art, Washington. Aos 10 anos, começou seu treinamento com Zucatto, o mestre dos mosaicos. Mudou-se para o estúdio de Giovanni Belinni, onde encontrou se comGiorgione. Os dois trabalharam juntos em algumas obras. Depois da morte deGiorgione dominou a pintura da Escola Veneziana por 70 anos. Trabalhava para Igreja e para os nobres. Foi um mestre nos retratos. A bela mulher, em posição ereta, encaixa-se no padrão de beleza veneziana. Os dois cupidos seguram os espelhos.



Marc Chagal (1887-1985) Nasceu na Rússia de uma família judia. Estudou na Academia de Arte de São Petersburgo. Foi para Paris e tornou-se amigo de Modigliani e Apollinaire. Voltou à Rússia e lá permaneceu por oito anos, ocupando cargos burocráticos. Ao voltar para Paris, ilustrou a Bíblia e as fábulas de La Fontaine. Durante a Segunda Guerra vai para Nova York, onde permanece até dois anos após seu fim. No retorno a Paris executa o vitral para Universidade Judia. Behind the Mirror (1964). Litografia. O tema explorado era pertinente ao Surrealismo, o caminho para outro mundo via o espelho. A presença do palhaço e do acrobata nos remete ao circo, um lugar imaginário e irreal. A mulher do espelho considera-se uma estrela, pendurada pelas mãos e com as pernas sobre a cabeça. Uma elegante dama, com seu suposto reflexo no espelho, fala de Paris a capital da moda.




Fernando Botero (1932-) Pintor e escultor colombiano. Conhecido por suas figuras rotundas. Estudou em Madri e na Academia de San Marco em Florença. Em The Arnolfini After van Eyck (1978) Coleção particular ele se apropria da imagem do mestre flamengo e substitui as figuras por seus modelos gordos.

Sugestões: Titian 500 _National Gallery of Art, Washington, 1993.

Caravaggio A Life _ Farrar, Straus, Giroux, 1998.

Botero _ Taschen, 2003.

van Eycks – Petrus Christus _ A. W. Stjthoff, 1967.

Um comentário:

Marcio Fonseca e Brenda disse...

Marcio, Helena agradece de coração a homenagem, e a mãe dela ficou emocionada!
Muito obrigada!

Brenda