terça-feira, 8 de setembro de 2009

Picasso 1901 1906

“I do not seek, I find”

Pablo Picasso

Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) Pintor, gravador, desenhista, escultor e ceramista. É considerado o mais importante artista do século XX. Com Braque fundou o Cubismo. Nasceu em Málaga. Aos 14 anos é admitido na escola de arte La Lonja e em poucos dias apresentou um trabalho reconhecido com louvor pelos professores. Instalou-se em Madrid e inscreveu-se na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em consequência a doença, afastou-se da Academia. Depois de recuperado instala-se em Barcelona e Paris. Criou de 2001 a 2006 as fases Azul e Rosa.

A Fase Azul 1901-1904. O nome da fase representa o predomínio do pigmento utilizado levando a uma pintura quase monocromática. As obras desse peródo foram realizadas em Barcelona e Paris. Há uma sensação de depressão nas pinturas. Os temas predominantes são os ladrões, meninas de rua, velhos e doentes, abandonados, prostitutas e mãe com crianças. Era época de dificuldades econômicas para o artista. Aqui, ele começa a se afastar da pintura acadêmica e trilhar seu caminho e alguns admitem a referência a Coubert, Degas e Toulousse-Lautrec. Houve influência da literatura catalã clamando por justiça social. O repertório é restrito, Picasso trabalhou com figuras sentadas e cenas com duas pessoas com os braços cruzados. A principal característica é o pintor tentando capturar a atmosfera da melancolia. Azul representaria a melancolia, a solidão, o abandono a morte e, também, o erostismo. A morte de seu amigo, o pintor espanhol Carlos Casagenas, por suicídio aos 21 anos, teria contribuído para o desenvolvimento da fase azul.




The Old Jew (Blind Begger and Boy) (1903) Pushkin Museum. Moscou. Percebe-se uma referência a El Greco e suas figuras alongadas. O velho e cego judeu, um ladrão ao lado de um jovem de rua acentuam o sofrimento. A cegueira aparece em outras pinturas, talvez fosse a preocupação com a perda de visão do pai. A tela poderia ser a representação de Dom José e o jovem Picasso



Poor People on the Seashore (1903) ou Tragedy National Gallery of Art, Washington. A cena captura a tristeza, a fome, o frio e a pobreza. Sentimentos vividos nessa época por Picasso. As faces sugerem sua formação acadêmica



La Vie (1903) Cleveland Museum of Art. Dois grupos, um quase despido casal e a mão com a criança dormindo. Ao fundo, colocada entre os dois há uma pessoa curvada com a cabeça sobre os joelhos. Mais acima, um casal abraçado. O local é indefinido. Poderia ser uma referência à própria vida do artista É considerada a grande criação de Picasso dessa fase

O Período Rosa 1904-1906.

Depois de três anos pintando pobres e ladrões, Picasso mudou o tema de seus trabalhos. Em abril de 2004, mudou-se para Paris e inaugurou seu atelier em Montmartre. Fez uma exposição e colecionadores compraram suas obras com grande melhora em sua situação financeira. Nesse tempo, começou sua relação com os escritores Avant-garde com influência em seu pensamento artístico. Os temas principais eram as figuras de circo, mulheres e erótico/pornográfico.




Boy with a Pippe (1905) Coleção particular. A obra foi vendida por $ 104 000 000 (Lili Safra?). Um menino desconhecido está sentado usando uma roupa azul e segurando um cachimbo, para consumo de ópio, com a mão esquerda. Uma guirlanda de rosas adorna sua cabeça. O fundo é colorido de rosa e enriquecido com a pintura de flores. As pernas são grossas e longas e desproporcionais aos braços. Questiona-se sobre um erro de execução ou o início de uma nova maneira de olhar a perspectiva. A figura andrógena levantou a questão da sexualidade do pintor e seu interesse por adolescentes.




The Acrobats ou Las Famille de Saltibanques (1005) National Gallery of Art. Washington. Seis figuras são colocadas numa paisagem não identificada. Um grupo de cinco pessoas coloca-se à esquerda e uma mulher isolada fica à direita. O grupo é compacto e está em perfeito equilíbrio com a figura só. Predominam as cores primárias, o branco e o preto. Os saltimbancos são a classes mais baixa dos acrobatas. Picasso os representou como um grupo de artistas de rua.

Sugestões: Pablo Picasso 1881-1973 _Taschen, 1995.

Nenhum comentário: