terça-feira, 6 de outubro de 2009

AS TRÊS GARÇAS

Os grandes artistas não tem pátria”.

Alfred de Musset

As Graças (Caritas) são as deusas da dança representadas por lindas mulheres nuas. São as dançarinas do Olimpo. Eram filhas de Zeus e Era ou, para alguns, de Zeus com a deusa Eurinome. Seus nomes Aglaia _ a claridade. Talia _ a que faz os brotos das flores. Eufrasina _ o sentido da alegria. Elas foram representadas na pintura, na escultura e na fotografia



Autor desconhecido As três Cárites Fragmento de escultura em mármore (século II) Período Greco Romano, baseado em pintura grega. Piccolini Library, Siena.



Peter Paul Rubens (1577-1640) As Três Graças (1640) Museu do Prado. Pintor barroco flamengo, nascido em Flandres, Bélgica. Aos 15 anos, iniciou seus estudos com van Noort e depois com Otto van Veen. Alcançou o título de Mestre da Corporação de Pintores de Antuérpia. Era conhecido por sua grande formação humanística. Mudou-se para Itália sob o patrocínio do Duque de Mântua. Para ele realizou algumas missões diplomáticas. Retornou a Antuérpia, onde inaugurou um grande ateliê. Lá estudaram Brughel e Van Dyck. Alcançou enorme sucesso financeiro e prestígio. Realizou para Espanha, que dominava sua terra natal, várias missões diplomáticas para buscar a paz no mundo.



Sandro Botticelli (1445-1517). Nasceu em Florença. Estudou pintura com Filippo Lippie Verrocchio. Em 1947, foi chamado, juntamente com Ghirlandaio, Rosselio ePerugino, pelo Papa Sisto IV para decoração da Capela Sistina. Além das obras religiosas, produziu obras profanas. De volta à Florença e após a morte de Lourenço, o Magnífico, foi perseguido pelo dominicano Savonarola por suas pinturas pagãs. A Primavera detalhe das Três Graças (1477-1482). Galeria Uffizi, Florença.



Antônio Canova (1757-1822). Escultor neoclássico italiano. Sua família trabalhava com pedras. Foi treinado no desenho por seu avô. Aos 13 anos, iniciou sua formação artística com Toretto na cidade de Veneza. Dois anos, iniciou sua carreira por conta própria trabalhando com mármore. Mudou-se para Roma e atingiu grande prestígio e glória. Recebeu do Papa Clemente XIII o título de Marquês de Ischia e a presidência da famosa Academia de São Lucas. As Três Graças (1814-1817) Museu doHermitage.




Joel-Peter Witkin (1939-). The Graces (1988). Witkin usa em suas fotografias o sacrilégio e a perversidade procurando superar o tabu e o proibido. Filho de pai judeu a religião permeia seus trabalhos. Foi treinado para fotografar os corpos na Guerra do Vietnã, tentou o suicídio e foi dispensado. Em 1974 formou-se em bacharel em Artes na Cooper Union. As montagens falam de vida e morte, deformações, dor e prazer, sexo e religião. Utiliza obras de autores clássicos comoCanova, Velásquez, Giotto e Bosch para construir sua assustadora e algumas vezes repulsiva obra.

Sugestões:Celant G. _Witkin. Guggenheim Museum: New York, 1995.

Sculpture _ Taschen, 1998.

Nenhum comentário: