segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mãos

“Descubram bem estas mãos.

Não se esqueçam destas mãos!

Meus amigos, olhem as mãos!

Onde andaram, que fizeram

Em que sexos demoraram

Seus sabidos quirodáctilos?.

Pedro Nava O Defunto.



Keith Edmier (1970-) and Farrah Fawcett (1947-2009) O interesse de Farrah Fawcettpela arte começou cedo em sua vida e foi desenvolvido na Universidade do Texas, onde fez esculturas, pinturas e desenhos. Seguiu a carreira de atriz tornando-se um símbolo sexual. Keith Edmier tinha grande admiração pela atriz e depois de alguns contatos eles montaram um projeto para realização de algumas obras. Entre os trabalhos produzidos no Projeto 2000 está Hands (2000) em alabastro, no qual estão esculpidas as mãos de ambos os artistas. Edmier nasceu em Chicago. Participou da Whitney Biennal. Vive e trabalha em Nova York. Suas esculturas são representações delembranças de sua infância.




Douglas Gordon (1966-) Hand with Spot A Uma série de 13 fotos polaróide ampliadas mostram a palma da mão do artista com um ponto negro. O trabalho foi realizado numa referência ao livro A Ilha do Tesouro, onde aqueles com ponto negro na mão estavam condenados a morte. Gordon é considerado um dos mais importantes artistas da atualidade, utilizando-se de filmes e fotografias para realizar seus trabalhos referindo-se ao medo, morte, memória e repetição. Nasceu em Glascow. Estudou arte na Glascow School of Art e na Slade School of Art em Londres. Ganhou o Turner Prize e participou da Bienal de Veneza.



Maurits Cornelius Escher (1898-1972) Artista gráfico holandês conhecido por suas estruturas arquitetônicas complexas. Estudou na School of Architecture and Decorative Arts em Haarlem. Foi um mestre do desenho, da litografia e gravuras. Para conservar e divulgar sua obra, o artista fundou a M. C. Escher Foundation. Drawing Hands (1948) litografia.



Alfred Sieglitz (1864-1946) Hands Georgia O’Keef (1917) Importante fotógrafo e galeristaAmericano. Descendente de alemães estudou engenharia mecânica em Berlim, onde passou a ter interesse em fotografia. Viajou pela Europa fotografando paisagens. Em Nova York, juntamente com o artista e fotógrafo Edward Steichen inaugurou uma pequena galeria Littles Galleries of Photo Secession, que rapidamente tornou-se local de exibição de artistas modernos. Casou-se com a artista Georgia O’Keef sua modelo.



Leonardo da Vinci (1452-1519) Study for Hands (1485) Windsor Castle. Cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor, escultor, botânico, poeta, escritor e urbanista. É considerado o maior gênio da humanidade. Nasceu em Vinci. Aos 14 anos, começou como aprendiz do famoso artista Verrocchio. Aos 20 anos estava habilitado para abrir seu próprio atelier. Trabalhou para Lourenço de Medici, para Ludovico Sforzsa, Duque de Milão e para o Papa Leão XII em Roma. Foi punido pelo Papa por seus desenhos anatômicos. Desiludido mudou-se para Cloux na França, onde morreu,




Albrecht Dürer (1471-1528) Hands with Bible (1506) Staaliche Graphische Sammlung.Munique. É considerado o maior nome da arte alemã. Nasceu em Nuremberg. Aos15 anos iniciou seus estudos com Wohegemut o melhor pintor e Nuremberg. Mais adiante, mudou-se foi para Colmar para estudar com Schongoner. Dürer tornou-se um mestre na pintura, no desenho e na gravura. Para aprofundar seus conhecimentos viajou para Itália. Lá manteve contato, em Veneza, com o grande Giovanni Bellini. Sua última viagem foi para os Países Baixos, onde contraiu séria doença vindo a morrer em sua cidade natal.

Sugestões: Art Now _ Taschen, 2005.

www.mcescher.com

Nenhum comentário: