quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Salvador Dali

“Begin by drawing and painting like the old master; after that do as you wish, you will always be respected...”.

Salvador Dali

Salvador Dali (1904-1989) Nasceu em Figueres. Pintor catalão ligado ao Surrealismo. Estudou na Escola de Desenho Municipal em Figueres. Mudou-se para Madrid e foi admitido na Academia de Artes San Fernando, de onde foi expulso por criticar a qualidade dos professores. Ilustrou o livro As Bruxas de Lleers do poeta catalão Carlos Fogio de Cimment. Com Buñel fez os filmes Um Chien Andaluz e L’âge dór. Colaborou, ainda, com a Disney e com Hitchcock. Em 1924, foi a Paris conhecer Picasso, que juntamente com Miró teve significativa influência em sua obra. Em 1934, casou-se com Gala. Ela era dez anos mais velha do que ele e participou ativamente de sua vida. Morou em Nova York. Retornou a Espanha durante o regime franquista e, sofreu a acusação de apoiar a ditadura.

Em 1960, começou sua obra mais importante o Museu Teatro Salvador Dali localizado em Figueres. O museu era o antigo teatro da cidade, onde o artista fez suas primeiras exposições. Bombardeado durante a Guerra Civil Espanhola foi reconstruído pela Prefeitura de acordo com os desejos do artista. Aberto em 1974, teve sua ampliação até 1980. Lá estão obras significativas do pintor e de alguns de seus amigos. O seu túmulo encontra-se no Museu.

Dali passou pelo cubismo e pelo dadaísmo antes de ligar-se ao Surrealismo. Sua obra caracteriza-se pela qualidade plástica e o uso de símbolos. Houve influência de Freud e sua teoria do inconsciente.




Retrato de Buñuel (1924) Centro Reina Sofia. No retrato Dali abandonou o Cubismo e voltou à figuração. As cores frias e a paisagem surrealista do fundo criaram um clima melancólico.



Arlequim (1927) Centro Reina Sofia. É uma incursão no Cubismo. O fundo real e plano é dividido pela luz em dois planos e sobre ele reflete a figura de um arlequim.



Sonho Causado pelo Vôo de uma Abelha ao Redor de uma Romã um segundo antes acordar (1944). Coleção particular. Uma mulher dorme sobre pedaços de rocha flutuando sobre o mar. Ao lado da mulher, seria Gala, uma peque na romã. De outra romã sai um peixe que cospe um tigre diferente do outro ao seu lado. Ao fundo, um elefante com pernas longas e finas. A espingarda representaria a picada da abelha. Uma das interpretações seria a representação da teoria da evolução.



Girafas em Chamas (1937) Kunstmuseum Basel, Basiléia. Ao fundo, ma girafa pegando fogo. Ela tem várias manchas marrons e uma espina à esquerda. Duas formigas sobem pela sua pata e um carrapato está grudado em suas costas. Em primeiro plano duas figuras fêmeas, uma delas cheias de gavetas. As estruturas que saem das costas parecem apoiar-se em muletas. A girafa queimando seria algo apocalípito e poderia sugerir a Guerra Civil Espanhola.




Museu Teatro Gala Salvador Dali. Início em 1960. Figueres.

Sugestões: Dali _ Harry N. Abrams, 1968.

www.salvador-dali.org Fundação Gala Salvador Dali.


Nenhum comentário: