segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os animais de Walton Ford

“...The painting is also allegory of the senses. I have sight, touch, taste, smell and sound in there…”.

Walton Ford

Walton Ford (1960-) Pintor americano especializado em aquarelas de grandes dimensões. Suas pinturas baseiam-se no estilo descritivo dos naturalistas do século XIX. Seu modelo é John James Audubon. Um trabalho meticuloso, vagaroso e cuidadosamente baseado em pesquisas da fauna e flora. O que faz a diferença entre ele e seus antecessores é a inclusão de textos e imagens com referências e críticas ao consumo, aos políticos, à violência, à guerra e ao imperialismo. Sua obra permeia a pintura e a ilustração. Formou-se na Rhode Island School of Design e recebeu bolsa da John Simon Guggenheim Memorial Foudation e da National Endowment forthe Arts. Citou ser influenciado por Goya, Bosch, Brügel e Giotto. Sua primeira individual foi no Brooklin Museum: Tigers of Wrath: Watercolors by Walton Ford. Oartista é representado pela Paul Krisman Gallery.



The Orientalist (2009) Aqui ele expressa uma crítica ao explorador britânico da África Sir Richard Burton por ter mandado aprisionar 40 macacos, quando servia ao Exército, com intuito de observar se eles seriam capazes de aprender inglês.



Bula Matari



Tur (2007)



Ornithomancy No 3 (2000) Bowdoin College Museum of Art, Maine.




Loss of LisbonRhinoceros (2008) Paul Kismin Gallery. Trabalho baseado na rinoceronte desenhado por Dürer sem conhecer o animal, que morreu durante a viagem.

Sugestões: Pancha Tantra: Walton’s World Colors _ Taschen, 2008.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Adão e Eva

“Nossos primeiros pais foram Adão e Eva: ele foi o pai e ela a mãe, logo somos irmãos”.

Santo Agostinho



Masachio (1401-1428) Importante pintor do Quatrocentto dedicado a execução de afrescos com motivos religiosos. Nasceu em Milão e sua carreira começou aos 16 anos quando mudou para Florença. Abandonou o estilo gótico e bizantino e introduziu a perspectiva científica na pintura. Dedicou-se ao naturalismo. Foi o seguidor de Giotto e influenciou Michelangelo. O seu afresco Expulsion from theGarden of Eden (1426-1427) da Brancasi Chapel mostrava Adão e Eva nus. Algum tempo depois, o Duque de Toscana mandou cobrir a nudez com folhas. Somente em 1980, quando da restauração do quadro as folhas foram retidas. Duas imagens antes e depois da restauração.



Lucas Cranach the Elder (1472-1553) Pintor e gravador alemão ligado aos temas religiosos. Tornou-se conhecido pelos retratos de príncipes e das principais figuras do protestantismo. Foi amigo de Matinho Lutero, de quem recebeu a exclusividade para impressão da bíblia. Adan and Eve (1526) Courtauld Institute of Art Gallery. Foi pintada no estilo classico bíblico. O jardim foi descrito incluindo animais e entre eles a serpente na árvore.



Jacobo Robusti Tintoretto (1518-1571) Tintoretto era seu apelido por ser filho de um tintureiro. Frequentou o atelier de Ticiano, mas ficou pouco tempo. Foi um autodidata interessado na obra de Michelangelo. A maioria de suas obras está em Veneza, onde viveu e morreu. É considerado o grande nome do Maneirismo e precursor do Barroco. Foram seus alunos Domenico, seu filho e Martin Vos. Influenciou a obra deEl Greco. Decorou inúmeros palácios e igrejas e fez muitas obras avulsas. Admirado da música tocava violino. Inventou instrumentos. A perfeição de suas figuras e correto domínio das cores estão presentes em Adam and Eve (1550) Gallerie delliAccademia, Veneza.



Gustav Klimt (1862-1918) Adam and Eve (1917-1918). \obra inacabada. Österreichise Galerie in Belvedere. Klimt viveu na Belle Époque em Viena. Frequentou a Escola de Artes Decorativas de Viena, mas lutou contra o academicismo. Engajou-se no Simbolismo e na Art Nouveau. Fez inumeros trabalhos para prédios públicos e uma brilhante carreira como pintor. Seus temas prediletos o nu feminino e o erotismo. Foi professor honorário das Universidades de Viena e de Munique. Retrato de Odele Bloch-Bauer foi vendida para Neue Gallery de Nova York por US$135 000 000O.




Damien Hirst (1965-) É o maior artista britânico contemporâneo. Foi aluno da Goldsmith College e pertenceu ao grupo Young British Artists, que trouxe para Londres o centro da arte contemporânea. Seu tema preferido é a morte. Pinturas, objetos, desenhos, esculturas e instalações são seus meios prediletos. Adam and EveExpossed (1965) Duas macas, cada uma contendo um corpo coberto e alguns instrumentos cirúrgicos. Coleção particular. Sua fortuna está estimada em 260 milhões de euros.

Sugestões: The Loss of Sexual Innocense _ Filme dirigido por Mike Figgs,1999.

Klimt _ Taschen, 2008.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

COLEÇÃO ANNENBERG

A participação dos colecionadores particulares e dos mecenas tem sido fundamental para o desenvolvimento das artes plásticas. São eles, que permitem o escoamento da produção artística e a sua sobrevivência. Em muitos países, entre eles o Brasil, eles substituem as instituições públicas, pobres em recursos para aumentar seus acervos. Os Annenberg Walter e Leonor doaram sua coleção, de impressionistas e pós-impressionistas franceses, para oMetropolitam Museum of Art.

Walter Annenberg (1908-2002) Nasceu na Filadélfia. Tornou-se bilionário no ramo das comunicações. Doou cerca de dois bilhões de dólares para diversas instituições de caridade e culturais. A coleção doada ao museu está avaliada em um bilhão de dólares. Alguns quadros:




Georges-Pierre Seurat (1859-1890) Gray Weather, Grande Jatte (1888).



Paul Gauguin (1848-1903) Three Tahitian Women (1896)



Eugéne Boudin (1824-1898) Princess Pauline Metternich on the Beach (1866-1867)



Jean Batiste-Camille Corot (1796-1875) The Curioous Little Girl (1860)



Paul Cezanne () The Dish of Apples (1875-1877)




George Braque (1882-1963) The Studio (1939)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

AS TRÊS GARÇAS

Os grandes artistas não tem pátria”.

Alfred de Musset

As Graças (Caritas) são as deusas da dança representadas por lindas mulheres nuas. São as dançarinas do Olimpo. Eram filhas de Zeus e Era ou, para alguns, de Zeus com a deusa Eurinome. Seus nomes Aglaia _ a claridade. Talia _ a que faz os brotos das flores. Eufrasina _ o sentido da alegria. Elas foram representadas na pintura, na escultura e na fotografia



Autor desconhecido As três Cárites Fragmento de escultura em mármore (século II) Período Greco Romano, baseado em pintura grega. Piccolini Library, Siena.



Peter Paul Rubens (1577-1640) As Três Graças (1640) Museu do Prado. Pintor barroco flamengo, nascido em Flandres, Bélgica. Aos 15 anos, iniciou seus estudos com van Noort e depois com Otto van Veen. Alcançou o título de Mestre da Corporação de Pintores de Antuérpia. Era conhecido por sua grande formação humanística. Mudou-se para Itália sob o patrocínio do Duque de Mântua. Para ele realizou algumas missões diplomáticas. Retornou a Antuérpia, onde inaugurou um grande ateliê. Lá estudaram Brughel e Van Dyck. Alcançou enorme sucesso financeiro e prestígio. Realizou para Espanha, que dominava sua terra natal, várias missões diplomáticas para buscar a paz no mundo.



Sandro Botticelli (1445-1517). Nasceu em Florença. Estudou pintura com Filippo Lippie Verrocchio. Em 1947, foi chamado, juntamente com Ghirlandaio, Rosselio ePerugino, pelo Papa Sisto IV para decoração da Capela Sistina. Além das obras religiosas, produziu obras profanas. De volta à Florença e após a morte de Lourenço, o Magnífico, foi perseguido pelo dominicano Savonarola por suas pinturas pagãs. A Primavera detalhe das Três Graças (1477-1482). Galeria Uffizi, Florença.



Antônio Canova (1757-1822). Escultor neoclássico italiano. Sua família trabalhava com pedras. Foi treinado no desenho por seu avô. Aos 13 anos, iniciou sua formação artística com Toretto na cidade de Veneza. Dois anos, iniciou sua carreira por conta própria trabalhando com mármore. Mudou-se para Roma e atingiu grande prestígio e glória. Recebeu do Papa Clemente XIII o título de Marquês de Ischia e a presidência da famosa Academia de São Lucas. As Três Graças (1814-1817) Museu doHermitage.




Joel-Peter Witkin (1939-). The Graces (1988). Witkin usa em suas fotografias o sacrilégio e a perversidade procurando superar o tabu e o proibido. Filho de pai judeu a religião permeia seus trabalhos. Foi treinado para fotografar os corpos na Guerra do Vietnã, tentou o suicídio e foi dispensado. Em 1974 formou-se em bacharel em Artes na Cooper Union. As montagens falam de vida e morte, deformações, dor e prazer, sexo e religião. Utiliza obras de autores clássicos comoCanova, Velásquez, Giotto e Bosch para construir sua assustadora e algumas vezes repulsiva obra.

Sugestões:Celant G. _Witkin. Guggenheim Museum: New York, 1995.

Sculpture _ Taschen, 1998.