domingo, 22 de novembro de 2009

FRUTAS

“O tema pode ser aquilo que se quiser. Bonito ou feio. A beleza da obra de arte reside na obra de arte em si mesmo”.

Robert Henri



Michelangelo Mersi Caravaggio (1571-1610) Pintor italiano barroco. Utilizava pessoas comuns como modelo para Maria e os Apóstolos, causando problemas com a Igreja. O domínio do emprego da luz e da sombra é uma característica de sua obra e foi denominada de tenebrismo. Sua excepcional maestria constatava com a vida pessoal repleta de complicações policiais. Canestro de Fruta (1594) Galleria Borghese, Roma.



Gustav Courbet (1819-1877) Pintor francês realista. Influenciado pela arte de Franz Halls e Velásquez. Seus temas prediletos eram a exploração dos trabalhadores e o erotismo. Pommes et poires (1871) Coleção Particular.



Edouard Manet (1832-1883) Pintor francês. Foi influenciado pela arte espanhola. Foi considerado um dos criadores da arte moderna e serviu como modelo para os primitivos impressionistas. Estudou na École de Beaux-Arts, Paris. Sua pintura foi contestada, pois ignorava as regras acadêmicas, mas atingiu fama e sucesso. Basket of Fruits (1864) Museum of Fine Arts of Boston.



Andy Wahrol (1928-1987) Pintor, fotógrafo e cineasta americano. Graduou-se em design na University Carnigie Mellon. Trabalhou para Vogue, Happers Bazar e The New Yorker. Utilizava objetos do dia a dia, personalidades e a propaganda como temas de sua obra. Foi o grande nome da Pop Art americana.Banana Serigrafia para a capa do álbum da banda Velvet Underground. Há dias, um de seus trabalhos foi vendido em leilão por US$ 43 000 000.




Claes Oldenburgo (1929-) Escultor nascido na Suécia e naturalizado americano. Graduou-se na Latin School Of Chicago e aperfeiçoou-se na Yale Universitye no Institute of Arts of Chicago. No início da carreira, participava de Happenings e estava ligado ao Expressionismo Abstrato. Mais tarde, dedicou-se às esculturas de objetos do dia a dia em escala monumental. Apple (2006) Israel Museum, Jerusalém.

Sugestões: Andy Wahrol A Comercialização da Arte _ Taschen, 1992.

Caravaggio A Life _ Farrar, Straus and Giroux Ed, 1999.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

FLORES

“O cravo brigou com a rosa

Debaixo de uma sacada

O cravo saiu ferido

A rosa despedaçada”.

Canção infantil popular.

Para Chico, Hilton e José Carlos aniversariantes.



Jan Brueghel the Elder (1568-1625) Um dos mais notáveis pintores flamengos. Era filho de Pieter Brueghel e pai de Jan Brueghel, o Jovem. Nascido no seio de uma família de artistas aprendeu aquarela com sua avó. Estudou na Escola de Arte de Antuérpia. Viajou à Itália, onde manteve contato com seus contemporâneos. Regressou a Antuérpia e teve brilhante e vitoriosa carreira com grande sucesso financeiro. Morreu de cólera. Bouquet (1603) Alte Pinakothek, Munique.



Juan de Arellano (1614-1676) Pintor barroco espanhol especializado no tema natureza morta. Nasceu perto de Madri. Estudou com Juan de Solis . É considerado um excepcional pintor de flores.



Gauguin (1881-1903) Pintor francês pós -impressionista. Nasceu em Paris. Morou durante sete anos em Lima, Peru com sua família. Aos 17 anos ingressou na Marinha Mercante e visitou diversos países. Ao voltar, trabalhou na Bolsa de Valores. Aos 37 anos, dedicou-se à pintura. Teve um breve casamento desfeito antes de partir para o Taiti em busca de novos temas e outras colorações. Aí desenvolveu a parte mais importante de sua obra. Basket of Flowers (1896) Foi pintada no Taiti e adquirida por Degas.




Georgia O’ Keeffe (1887-1986) Reconhecida artista americana. Trabalhava com desenhos e aquarelas. Estudou no Art Institute of Chicago e na Art Students League, onde recebeu prêmio pelo seu desempenho. Fazia pinturas abstratas e mais adiante fez uma série de desenhos abstratos com carvão. Eles foram parar nas mãos de famoso fotógrafo Alfred Stieglitz o que impulsionou sua carreira, pois ele percebeu uma nova maneira de ver a arte. Stieglitz financiou sua produção, os dois se apaixonaram e viveram juntos. Georgia O’ Keeffe notabilizou-se por pintar paisagens e flores em larga escala. Após a morte de Stieglitz, Georgia mudou-se para o Novo México onde permaneceu até sua morte aos 98 anos. Ela fez, ainda, objetos em cerâmica. Foi uma das artistas americanas de maior sucesso no século XX. Oriental Popies (1928).Em 1997, foi inaugurado o Gerogia O’Keeffe Museumlocalizado em Santa Fé, Novo México.




Marc Quinn (1964-) Frozen Garden (2000) Artista britânico multimídia. Estudou naRobinson College, Cambridge. Trabalhou com o escultor Bany Flanaga. Fez parte da histórica geração Young British Artist. Quinn tornou-se conhecido comsua cabeça feita do seu próprio sangue e mantido congelado. Marc coletou 1000 flores em plena floração em diferentes partes do mundo. Pintou-as com 25 tons de silicone e as manteve congelada a -80 graus, o que manteve as flores como se estivem em seu ápice de beleza. Marc Quinn justificou seu trabalho: “The flowers, when they freeze become pure image. They become of image de pure flowers, because in reality their matter is dead and they are suspended in a state of transformation between pure image and pure matter”.

Sugestões: www.okeeffemuseum.org

Sweetman D. Paul Gauguin Uma vida _ Rio de Janeiro: Record,1998.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

VASARI

“A civilização não é senão uma camada de pintura que qualquer chuvinha lava.”

Auguste Rodin

Giorgio Vasari (1511-1574) Pintor, escultor e escritor italiano. Nasceu em Arezzo. Iniciou seus estudos com Giugliemo da Marsiglia. AOS 16 ANOS, PARTIU PARA Florença, sob patrocínio dos Medicci, ligou-se ao grupo de Andrea Del Sarto. Não foi um artista extraordinário nem um arquiteto excepcional, mas deixou obras importantes. As paredes e o teto do Palazzo Vecchio foi seu grande trabalho. Fez afrescos para a igreja Santa Maria Del Fiore. Como arquiteto construiu parte doPallazzo Pitti e a passagem que o liga ao Palazzo Pitti. Fundou a Academia DelDesegno em Florença da qual fez par Michelangelo.

Vasari passou para história como escritor. Seu livro, datado de 1550, Le Vite de’ PiuEccellenti Pittore, Sculttore e Architettori é considerado a Bíblia das artes plástica até os dias de hoje.




Saint Lucas Painting the Virgin (1565) Afresco da SS Annunziata, Florença.



Entombiment (1532) Casa Vasari, Arezzo.



Monument to Michelangelo (1570) Mármore. Santa Croce, Florença. Para construção do monumento Vasari utilizou material da própria igreja causando descaracterização do prédio medieval



Palazzo Vecchio Afrescos.




Self Portrait (?) Gallerie degli Uffizi

Sugestões: Vasari G _ Lives of the Painters, Scultors and Architects _Everymans’sLibrary, 1966.