“...E quantas mortes ainda serão necessárias
Até que se perceba que pessoas demais
morreram?
A resposta, meu amigo,
Está soprando no vento.”
Bob Dylan Blowing in the Wind.
Felix Gonzalez Torres (1957-1996). Artista contemporâneo nascido em Cuba. Viveu em Porto Rico e desenvolveu sua obra em Nova York. Morreu de AIDS em Miami. Sem título (1992) Fotografia monocromática de uma cama vazia transformada em painel e exibida em Nova York. O trabalho foi feito em homenagem a seu companheiro Ross, logo após sua morte por AIDS. Foi representado nas Bienais de São Paulo e de Veneza
Taj Mahal Palácio localizado em Agra, Índia. O príncipe Kurran enamorou-se por uma princesa de 15 anos. O casamento ocorreu, após cinco anos sem que eles se vissem, em 1612. O imperador rebatizou a noiva como Muntaz Mahal (a eleita do palácio). O príncipe foi coroado imperador em 1628 com o nome de Munhaz Jahan. Ao dar a luz ao seu 14º filho, Muntaz Mahal morreu aos 39 anos. Para que ela nunca fosse esquecida, foi erguido o Taj Mahal entre 1630 e 1652 por 22 000 homens. Passagens do Corão estão gravadas em suas paredes. A abóbada tem fios de ouro. Um magnífico jardim cerca o palácio. O nome do arquiteto é desconhecido.Taj Mahal é patrimônio da Humanidade e foi eleitos uma das Sete Maravilhas do Mundo.
Sugestões: Poema sinfônico do compositor americano Douglas Moore em honra aos soldados mortos na segunda guerra mundial.
In Memoriam Jane Hammond. Art inAmérica, 2008.
Felix Gonzalez Torres. Julie Ault, 2006.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário