domingo, 15 de fevereiro de 2009

PAISAGENS

 

“Extasiadas ficaram as profanas pupilas

Contemplando a beleza da paisagem dormida.

E ficaram olhando a doçura tranqüila

Da aldeia pela noite, pequena como um ninho”

 

Pablo Neruda. Lua Cadernos de Temuco.

 

 

As paisagens apareceram nas miniaturas medievais. Foi Giorgione o introdutor na pintura.



Giorgione (1477-1510) Foi discípulo de Giovanni Bellini e professor de Ticiano. Era muito talentoso. Pintava uma paisagem e introduzia as figuras humanas.A Tempestade (1510) Museu de Viena. O fundo faria alusão à fortuna sempre imprevisível e incerta. As figuras poderiam ser ciganas e soldado ou a Virgem Maria e o menino, mas como justificar a nudez? Giorgione era homem bonito, excelente tocador de alaúde e dado às atividades do prazer. Junto com Ticiano fugiu uma noite do ateliê de Bellini e os dois acabaram dispensados pelo exigente mestre. Morreu cedo e deixou uma pequena quantidade de trabalhos.



Nicolas Poussin (1594-1665) Mudou-se aos 18 anos para Roma com o intuito de aperfeiçoar-se. Sofreu influência de Ticiano e Rafael. Era o pintor preferido da classe média italiana e francesa. A convite do cardeal Richelieu voltou a Paris, mas não se adaptou aos trabalhos oferecidos e retornou a Roma. Landscape withPolyphemus (1645) Museu Hermitage, Moscou.

         A pintura foi baseada em Metamorfose de Ovídio. É trabalho da fase final de Poussin, quando ele retornou aos temas históricos e mitológicos.



Canaletto (1697-1768) Artista veneziano famoso por suas paisagens. Inicialmente pintou paisagens urbanas de Roma, sob a inspiração de Panini e posteriormente de sua cidade natal com a característica cromática da escola veneziana.  Grand Canal: Looking East, from the Campo San Vio (1725).Gemäldegalerie Alte Meister, Dresden. Alemanha. Minuciosa representação com perfeita reprodução de prédios, pontes, barcos, gôndolas e pessoas.



Joseph Mallord William Turner (1775-1851) Pintor romântico ingles.Estudou na Royal Academy of Arts, Londres. Dedicou-se a pintura de paisagens. Estudou a luz e sua repercussão sobre as cores. Homem solitário produziu cerca de 20 000 obras. Entre 1830 e 1840, abandonou a pintura figurativa para criar espaços voláteis como as nuvens, fumaça e chuva tornando seus quadros quase abstratos. Para muitos seria o precursor do Impressionismo. Arundel Castle withRaimbow (1824) Aquarela. Museu Britânico.




Peter Doig (1959-) Pintor figurativo inglês. Nasceu em Edimburgo e cresceu no Canadá. Estudou na Saint Martin School of Art (1980-1983) e na Chelsea School of Art (1986) LondresDoig inspira-se em fotografias de jornais, revistas e outra tiradas por ele mesmo e em pinturas do passado e do presente. A série com canoas foi, inicialmente, baseada no filme de terror Sexta Feira 13. Desde 2002, vive e trabalha em Porto Príncipe, Trinidad e Tobago. Foi indicado para o Turner Prize(1999). Em 2008, teve sua primeira retrospectiva organizada pela Tate Gallery em Londres. É professor de artes na Universidade de Dusseldorf, Alemanha. Doigregistra momentos de tranqüilidade com uma combinação de cores próprias e ângulos inesperados. Red Boat (Imaginary Boys) Coleção particular. Seis homens com camisas brancas navegam numa canoa vermelha diante de uma densa paisagem tropical.

 

Sugestões: Art Now vol 3 _ Taschen, 2008.

                 Pablo Neruda Cadernos de Temuco _ Bertrand Brasil, 1998

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ICONES RUSSOS

 

“A sabedoria edificou uma casa, já lavrou as suas sete colunas...”.Provérbios 9,1.

 

Ícone deriva da palavra grega eikon cujo significado é imagem. No universo da arte identifica uma representação sacra pintada sobre painel de madeira.

O ícone é a representação da mensagem cristã. Apareceu em Bizâncio no século V. Após a queda de Constantinopla, foi incorporado à cultura cristã russa o que permitiu seu extraordinário desenvolvimento posterior.

 Na superfície de um painel de madeira, em geral de larice ou abeto, era feito o desenho e sobre ele aplicado tintas. Após a secagem, o artista usava o branco nas faces e mãos. Por fim, uma fina camada de verniz vermelho cobria os lábios, faces e nariz e outro marrom era colocado sobre o cabelo, barba e olhos.

Os sacerdotes eram considerados os verdadeiros autores e os artistas seriam meros executores. Regras rígidas, estabelecidas pelos Concílios de Niceia (325) e dos Cem Capítulos (1555), deveriam ser seguidas em sua confecção. O pintor ficaria afastado do ócio e das brincadeiras. Deveria ser resignado, calmo, pio e estar convencido da profunda verdade proclamada com sua arte.

Na Rússia, tornaram se objetos religiosos importantes, sendo venerados em igrejas, mosteiros e nas residências. Eles acompanhavam o indivíduo em sua vida, mesmo as casas mais modestas tinham seu próprio ícone colocado junto à porta. O ícone seria ajustado a um mastro para que pudesse ser transportado no alto, durante as festividades externas.

Da época bizantina, são raros os exemplares remanescentes. A maioria está no Museu Cristão e Bizantino de Atenas como o abaixo:



Autor desconhecido. São Miguel. Museu Cristão e Bizantino de Atenas.

 

Após a revolução comunista de 1917, Lênin nacionalizou as obras de arte. Uma busca pelo interior do país recolheu os ícones e eles foram colocados sob responsabilidade de uma fundação.  Todos foram alocados na Galeria Tretyakov de Moscou e no Museu Russo de Leningrado, hoje São Petersburgo. Foram restaurados com a retirada da cera e da fuligem e puderam exibir todo seu esplendor.

O maior pintor medieval russo foi Andrei Rublev (1360-1427). Ele especializou-se na execução de ícones e afrescos. Foi dele a decoração da Catedral da Anunciação em Moscou e da Catedral da Anunciação de Vladimir. Rublevmanteve-se fiel à tradição bizantina com suas figuras representadas com expressão pacífica e calma. Andrei Rublev foi canonizado com santo da Igreja Ortodoxa Russa em 1988.   São deles as obras:



Trinity (1410) É a única obra autenticada de sua autoria. Rublev baseou-se em antiga pintura bizantina, conhecida como a Hospitalidade de Abraão. Ele retirou da cena as figuras de Abraão e Sara, deixou os três anjos que foram visitar Abraão, e enfocou o trabalho no simbolismo do Mistério da Trindade. A direita está o pai, acima de sua cabeça a tenda de Abraão, aqui representando sua sabedoria. O manto de cor indefinida significa o mistério. Os olhares dos outros convergem para ele.  O anjo do centro representa o Filho. O manto vermelho remete à humanidade e o azul a divindade. O terceiro é o Espírito Santo. O manto verde alude à eternidade e o azul a divindade. Eles seguram um bastão, significado do poder do indivíduo e da dignidade. O cálice foi desenhado com uma cabeça de cordeiro, aquele que tira o pecado do mundo. Os três estão sentados sobre o mesmo trono, tem a mesma dignidade.  Galeria Tretyakov, Moscou.



Ascensão de Cristo (1408). Galeria Tretyakov, Moscou.




São Gregório (1408)

 

 

Sugestões: La Galeria Tretriakov de Moscú _ Editorial de Artes, 1979.

                 Andei Rublev. DVD do filme dirigido por Tarkovsky, 1966.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

LINCOLN


“Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao Homem a iniciativa e a liberdade”.

Abraham Lincoln

 

 

A recente eleição e posse do 44º presidente dos Estados Unidos Barack Hussein Obama trouxe ao noticiário a figura do 16º presidente Abraham Lincoln. Pinturas, fotografias, esculturas e monumentos deixaram registradas fatos da vida de  importante figura pública americana.

Abraham Lincoln (Horgenville 1809-Washington 1865). 16º Presidente dos Estados Unidos eleito em 1961 e reeleito em 1964. Governou até 1965 quando foi assassinado.

Sua modesta família era natural de Kentucky. Em 1861, a família mudou-se para Indiana, onde Lincoln aprendeu a ler e escrever. Em 1831, foi sozinho paraIllinois onde trabalhou como balconista e agente postal. Elegeu-se deputado. No segundo mandato formou-se em Direito. Abriu seu próprio escritório. Elegeu-se senador. Casou-se com Mary Todd. O casal teve quatro filhos, mas, apenas, um atingiu a idade adulta. Sua atuação como advogado deu lhe grande prestígio. Perdeu a nova eleição para o Senado, mas ficou conhecido por sua luta contra a escravatura. O fato permitiu sua candidatura à Presidência quando fundou o Partido Republicano. O mandato de Lincoln foi marcado pela luta contra a escravidão e a manutenção da unidade do país divido por uma guerra civil entre o norte e sul. A Guerra da Secessão terminou em 1º  de abril de 1865 dias antes de sua morte.



Eugenio DaubRob Fermin e HendrickAbraham Lincoln (Honey). A estátua em bronze mostra Lincoln aos sete anos encostado em um  tronco de árvore lendo um dicionário na companhia do seu cão Honey. Uma homenagem de sua cidade natal Hodgranville, Kentucky. O menino teria encontrado o cão com a perna quebrada, colocou a numa tala, cuidou dele até sua cura e o adotou. Tempos depois, o futuro presidente caiu numa caverna e foi salvo pelos insistentes latidos de Honey, que atraíram pessoas para o resgate.



Douglas Volks (1856-1935) Pintor americano. Foi aluno de JeanLéonGérômeVolks estudou cuidadosamente os bustos e a máscara viva de Lincoln. O retrato é considerado fiel ao modelo. Lincoln’ Portrait



Jean-Léon Gérôme (1863-1930) Pintor e escultor francês acadêmico. Especializou-se em pinturas históricas, mitológicas gregas e orientalismo.  Foi professor da Ecole des Beaux-Arts, Paris. Foi agraciado com a Legião de Honra da França.




Litografia de 1865 publicada por Currier & Ives. Em 14 de abril de 1865, Lincoln foi assassinado no Teatro Ford, Washington enquanto via uma peça. O assassino John Boots era um dos atores mais conhecidos da época e um defensor dos ideais sulistas.



Foto Abraham Lincoln Funeral na Avenida Pennsylvania.




Lincoln Memorial (1922) Washington DC.Com projeto do arquiteto americano Henry Bacon, o Memorial tem estilo de templo grego com suas colunas jônicas. A estátua de Abraham Lincoln sentado, que domina o interior foi feita pelo famoso escultor americano Daniel Chester FrenchOs murais instalados no interior foram pintados pelo artista Jules GuerinSímbolo da liberdade e da democracia o Memorial foi palco do histórico discurso proferido em 1963 porMather Luther King denominado “I Have a Dream”.

Em 18 de janeiro, o presidente eleito Barack Hussein Obama, no Lincoln Memorial, diante de milhares de pessoas declarou: “Juntos poderemos continuar a avançar como nação e povo, para perpetuar a herança de nossos antepassados que celebramos hoje”