“Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao Homem a iniciativa e a liberdade”.
Abraham Lincoln
A recente eleição e posse do 44º presidente dos Estados Unidos Barack Hussein Obama trouxe ao noticiário a figura do 16º presidente Abraham Lincoln. Pinturas, fotografias, esculturas e monumentos deixaram registradas fatos da vida de importante figura pública americana.
Abraham Lincoln (Horgenville 1809-Washington 1865). 16º Presidente dos Estados Unidos eleito em 1961 e reeleito em 1964. Governou até 1965 quando foi assassinado.
Sua modesta família era natural de Kentucky. Em 1861, a família mudou-se para Indiana, onde Lincoln aprendeu a ler e escrever. Em 1831, foi sozinho paraIllinois onde trabalhou como balconista e agente postal. Elegeu-se deputado. No segundo mandato formou-se em Direito. Abriu seu próprio escritório. Elegeu-se senador. Casou-se com Mary Todd. O casal teve quatro filhos, mas, apenas, um atingiu a idade adulta. Sua atuação como advogado deu lhe grande prestígio. Perdeu a nova eleição para o Senado, mas ficou conhecido por sua luta contra a escravatura. O fato permitiu sua candidatura à Presidência quando fundou o Partido Republicano. O mandato de Lincoln foi marcado pela luta contra a escravidão e a manutenção da unidade do país divido por uma guerra civil entre o norte e sul. A Guerra da Secessão terminou em 1º de abril de 1865 dias antes de sua morte.
Lincoln Memorial (1922) Washington DC.Com projeto do arquiteto americano Henry Bacon, o Memorial tem estilo de templo grego com suas colunas jônicas. A estátua de Abraham Lincoln sentado, que domina o interior foi feita pelo famoso escultor americano Daniel Chester French. Os murais instalados no interior foram pintados pelo artista Jules Guerin. Símbolo da liberdade e da democracia o Memorial foi palco do histórico discurso proferido em 1963 porMather Luther King denominado “I Have a Dream”.
Em 18 de janeiro, o presidente eleito Barack Hussein Obama, no Lincoln Memorial, diante de milhares de pessoas declarou: “Juntos poderemos continuar a avançar como nação e povo, para perpetuar a herança de nossos antepassados que celebramos hoje”
Nenhum comentário:
Postar um comentário