“O alimento da juventude é a ilusão”.
René Descartes
Lucas Cranach o velho. (1472-1553) Pintor e gravador alemão. Foi o pintor da reforma luterana. Tornou-se amigo de Lutero e era artista de grande prestígio. Conseguiu exclusividade para impressão da bíblia. Adão e Eva (1531) Adão prepara se para morder a maçã, o fruto proibido, dada por Eva, ainda ano Paraíso. Eva segura outra fruta e é observada pelo mal representado pela serpente. Os animais significam a paz e ausência de violência.
Johanes Vermeer (1632-1675) Viveu sempre em Delft, Holanda. É juntamente com Rembrandt considerado os maiores nomes da pintura holandesa. Ganhava a vida como comerciante de arte. Casou-se e teve quinze filhos, o que o fez ter uma vida com muita dificuldade. Entrou para a cooperativa de pintores de São Lucas. A perfeição de suas pinturas foi enriquecida por suas cores transparentes e o adequado uso da luz. Após sua morte, foi esquecido até 1966 quando o historiador de arte Théophilo Thoré reuniu e escreveu sobre sua obra. São conhecidos 34 quadros atribuídos a Vermeer. Kitchen Maid ou Milk Maid Rijksmuseum Amsterdã. É uma pintura de gênero. A mulher concentra-se em sua função de derramar o leite, a luz entra pela janela e ilumina suas mãos.
Édouart Manet (1832-1883) Pintor e artista gráfico francês. É considerado um dos mais importantes pintores de sua época. Foi um péssimo aluno, o que o levou a entrar para Marinha. Viajou para o Brasil como marinheiro. A viagem ao Brasil despertou seu interesse pelo exótico e sua repulsa contra a escravidão. No volta, estudou no ateliê do mestre Thomas Coulene por seis anos. Abandou seu professor e começou sua carreira por contra própria. Após ser recusado por várias vezes, acabou aceito no Salão Oficial de Arte. Foi influenciado pelos pintores espanhóis. Morreu de sífilis após amputar uma das pernas. Brunch of Aspargus (1880) foi vendido para Charles Eprussi. Manet presenteou o comprador com outra pintura Aspargus. A obra pertence ao Walraf-Richartz Museun. Manet influenciou fortemente os precursores do Impressionismo.
Claes Oldenburg (1927-) Escultor americano nascido na Suécia e ligado ao movimento da Pop Art. Utiliza-se de objetos do dia a dia ampliados em seu tamanho e pintados de cores brilhantes. A comida americana industrializada e padronizada mostrada em escala maior do que o normal é um tema recorrente em sua obra. Participou da Documenta de Kassel. Pastry´Case I (1961-1962) MOMA.
Artur Barrio (Porto, 1946). Artista conceitual radicado no Rio de Janeiro. Estudou na Escola de Belas Artes. Participou da Documente de Kassel e da Bienal de São Paulo. Seus trabalhos, em geral instalações, utilizam materiais efêmeros como o sal, arroz, papel, pó de café, carvão, pão e carne. Sua preocupação é envolver o espectador na obra ao provocar reação sensorial extrema. Livro de Carne. (1078-1979) O trabalho é produzido e permanece na documentação fotográfica.
Sugestões: Artur Barrio _ Modo Edições, 2002.
Johannes Vermeer _ National Gallery of Art. Washington, 1966.
Nenhum comentário:
Postar um comentário