“I have never seen a rolling, vibrating, light-drenched field presented in a more striking manner than in such pictures by van Gogh”.
Johan Rohde.
Inaugurado em 2 de junho de 1973 na cidade de Amsterdam, o Museu van Gogh abriga o maior acervo de obras do pintor holandês, os cadernos de esboços, ilustrações para livros e cerca de 600 cartas para seu irmão Theo. Há, ainda, trabalhos de seus companheiros contemporâneos. Entre os objetivos do Museu estão: Adquirir e conservar a coleção dos trabalhos de van Gogh e artistas do período entre 1830-1914. Um programa de pesquisa e publicações baseadas nessa coleção. Executar um programa de educação destinado a diferentes públicos. Promover exibições. Atualmente, asexibições são: Van Gogh and Colours of Night, Odilon Redon and Emile Bernard e Van Gogh? An examination of two FemalePortraits.
Em 2000, o Museu recebeu 1312 204 visitantes.
View of the Sea at Scheveningen (1888). Uma pequena vista do mar pintada com grossas camadas de tintas e ásperas pinceladas. O mar agitado, o céu nublado e escuro e a bandeira do barco tremulando com o vento sugerem a possibilidade de tempestade.
A presença de grãos de areia misturados com a tinta indica os ventos enfrentados por van Gogh durante a realização da pintura.
Claude Monet (1840-1926) Pintor impressionista francês. Monet visitou a Holanda por três vezes. Na primeira, permaneceu por quatro meses em Zaandam com sua família. Estimulado pelas diferentes cores, pelos múltiplos moinhos e os magníficos barcos, Monet produziu uma grande quantidade de trabalhos representando a paisagem holandesa. Mills in theWestsijderveld near Zaandam (1871). Coleção Museu van Gogh.
Sugestões: Van Gogh at the Van Gogh Museum _Waandres Publishers, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário