domingo, 22 de novembro de 2009

FRUTAS

“O tema pode ser aquilo que se quiser. Bonito ou feio. A beleza da obra de arte reside na obra de arte em si mesmo”.

Robert Henri



Michelangelo Mersi Caravaggio (1571-1610) Pintor italiano barroco. Utilizava pessoas comuns como modelo para Maria e os Apóstolos, causando problemas com a Igreja. O domínio do emprego da luz e da sombra é uma característica de sua obra e foi denominada de tenebrismo. Sua excepcional maestria constatava com a vida pessoal repleta de complicações policiais. Canestro de Fruta (1594) Galleria Borghese, Roma.



Gustav Courbet (1819-1877) Pintor francês realista. Influenciado pela arte de Franz Halls e Velásquez. Seus temas prediletos eram a exploração dos trabalhadores e o erotismo. Pommes et poires (1871) Coleção Particular.



Edouard Manet (1832-1883) Pintor francês. Foi influenciado pela arte espanhola. Foi considerado um dos criadores da arte moderna e serviu como modelo para os primitivos impressionistas. Estudou na École de Beaux-Arts, Paris. Sua pintura foi contestada, pois ignorava as regras acadêmicas, mas atingiu fama e sucesso. Basket of Fruits (1864) Museum of Fine Arts of Boston.



Andy Wahrol (1928-1987) Pintor, fotógrafo e cineasta americano. Graduou-se em design na University Carnigie Mellon. Trabalhou para Vogue, Happers Bazar e The New Yorker. Utilizava objetos do dia a dia, personalidades e a propaganda como temas de sua obra. Foi o grande nome da Pop Art americana.Banana Serigrafia para a capa do álbum da banda Velvet Underground. Há dias, um de seus trabalhos foi vendido em leilão por US$ 43 000 000.




Claes Oldenburgo (1929-) Escultor nascido na Suécia e naturalizado americano. Graduou-se na Latin School Of Chicago e aperfeiçoou-se na Yale Universitye no Institute of Arts of Chicago. No início da carreira, participava de Happenings e estava ligado ao Expressionismo Abstrato. Mais tarde, dedicou-se às esculturas de objetos do dia a dia em escala monumental. Apple (2006) Israel Museum, Jerusalém.

Sugestões: Andy Wahrol A Comercialização da Arte _ Taschen, 1992.

Caravaggio A Life _ Farrar, Straus and Giroux Ed, 1999.


Nenhum comentário: