Plínio
Uma breve visão do desenvolvimento da pintura italiana ao longo dos séculos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwnwUr2_YaNSOd1iEisqrhNUKmAbpH0oMp69839qyh8R5l6E_JN3j6LykrlytlJybR47_NPG3Qf1nCmsdcN2EJcopv7Sn_086bxfd-8DXhSnhVJUN3YcmQOUcBvFsbecuB5EjuEK_h7JI/s320/image001.jpg)
Anônimo Portrait of Paquius Proculus ans his Wife (62-79 d.C.) Afresco Museo Archeologico Nazionale, Napóles.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnE99DGD_mZCWeOePYb7I1p4Jya7Bj5EKNsbyjAlwLw7HvXBmigsVlXU6aKl-mLM11a9ubF93g_wKVA2VoObFwVO4IY3sxCA4rxOJW_v_t3Z1NHjY7fqZIjFF9hZYaoTtYwtTngOObO5A/s320/image002.jpg)
Ducci di Buoninsegna (1255-1319). Foi o maior pintor da escola de Siena. Maestá (1255-1311) foi pintada para catedral de Siena. Numa cerimônia religiosa a tela foi carregada pelas ruas da cidade até a catedral. Representa a Virgem com vinte anjos e dezenove santos. É um dos mais expressivos exemplos da pintura narrativa. Maetá Metropolitan Museum of Art. Nova York
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAHcLd7Vp5P50Fko9uk5urWTR-FRx8wb1JRsqrjDh2R9F_M4GmMYtAuaEDQ24LgtNpQaL9wxxCdN35l-FM7RppWS9yKaHLncknJY0WmdKoO6kqgv1roZHKvrEl8suZS4E6PLsoDaYK7fE/s320/image003.jpg)
Giovanni Domenico Tiepolo (1727-1804) Dance in the Country (1755) Uma atriz dançando com um jovem vestido com a roupa da commedia dell’arte. Iniciou seus estudos com o pai Giovanni Batista Tiepolo. Aos 13 anos já era considerado um artista. No início adotou o estilo decorativo do seu mestre. Mais adiante, dedicou-se as pinturas de temas religiosos e mitológicos. Metropolitan Museum of Art. Nova York.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1sHNbpmJ7T7XLHLe2pxhyvoM-FS3Xd1WSh8OECJ1X1-lpEOvy5xj_9bvjiXpsw96lp1hAMcfzmL4Tg_KjiTk4Q5QEetIQGcs6JBXSsWBVwzHBnuMgu0ekrSyG4CnYj1Fpz-0qJSGz-Ic/s320/image004.jpg)
Amadeo Modigliani Pintor italiano nascido em Livorno (1884) e falecido em Paris (1920). Sua frágil saúde impediu-o de freqüentar os cursos regulares. Dedicou-se, então, ao estudo da pintura em sua cidade natal e depois em Veneza e Florença. Mudou-se para Paris em 1906. Foi influenciado por Cézanne, Toulouse-Lautrec e Picasso. Sua amizade com Brancusi o fez dedicar-se, por algum tempo à escultura. Retornou à pintura e seus temas preferidos foram os retratos e nus femininos. O Uso de drogas e álcool encurtou sua vida. A obra foi exposta no Salão dos Independentes de 1909. Violoncelista Coleção particular.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1vqaHIGX5GvghdANvUamfsshwTc51Fs5VCvac3xF8bIdpNh8iGSGifiPxbCg-z2hEdZSL1M5xZoXD9VYVGa8CBlCIQAuxFWD2JGQwu5xRARk0oZOrFj99aLpZWe6sLrCtm9RpAwnFWuc/s320/image005.jpg)
Alberto Burri (1915-1995) Pintor abstrato e escultor italiano. Formou-se em Medicina e trabalhou como Médico na II Guerra Mundial. Foi capturado na África e mantido preso no Texas, onde começou a pintar. Usava os materiais disponíveis no cativeiro tais como sacos, madeiras, plásticos amassados, ferro, linhas, tintas e materiais diversos queimados. Burri foi um dos mais famosos artistas modernos italianos. Recebeu a Ordem do Mérito em 1994 e foi criado um museu, Collezzioni Burri em Citá di Castello, para abrigar suas obras. Seus trabalhos relacionam ao Taxismo europeu e ao Abstracionismo Abstrato Americano. Composition (1953) Solommon Guggenheim Museum. Nova York.
Sugestões: Italian Painting _ Beaux Arts Editions, 1992.