segunda-feira, 27 de abril de 2009

PINTURA ITALIANA

“Paintings are older than the city of Rome”.

Plínio



Uma breve visão do desenvolvimento da pintura italiana ao longo dos séculos.



Anônimo Portrait of Paquius Proculus ans his Wife (62-79 d.C.) Afresco Museo Archeologico Nazionale, Napóles.




Ducci di Buoninsegna (1255-1319). Foi o maior pintor da escola de Siena. Maestá (1255-1311) foi pintada para catedral de Siena. Numa cerimônia religiosa a tela foi carregada pelas ruas da cidade até a catedral. Representa a Virgem com vinte anjos e dezenove santos. É um dos mais expressivos exemplos da pintura narrativa. Maetá Metropolitan Museum of Art. Nova York




Giovanni Domenico Tiepolo (1727-1804) Dance in the Country (1755) Uma atriz dançando com um jovem vestido com a roupa da commedia dell’arte. Iniciou seus estudos com o pai Giovanni Batista Tiepolo. Aos 13 anos já era considerado um artista. No início adotou o estilo decorativo do seu mestre. Mais adiante, dedicou-se as pinturas de temas religiosos e mitológicos. Metropolitan Museum of Art. Nova York.




Amadeo Modigliani Pintor italiano nascido em Livorno (1884) e falecido em Paris (1920). Sua frágil saúde impediu-o de freqüentar os cursos regulares. Dedicou-se, então, ao estudo da pintura em sua cidade natal e depois em Veneza e Florença. Mudou-se para Paris em 1906. Foi influenciado por Cézanne, Toulouse-Lautrec e Picasso. Sua amizade com Brancusi o fez dedicar-se, por algum tempo à escultura. Retornou à pintura e seus temas preferidos foram os retratos e nus femininos. O Uso de drogas e álcool encurtou sua vida. A obra foi exposta no Salão dos Independentes de 1909. Violoncelista Coleção particular.




Alberto Burri (1915-1995) Pintor abstrato e escultor italiano. Formou-se em Medicina e trabalhou como Médico na II Guerra Mundial. Foi capturado na África e mantido preso no Texas, onde começou a pintar. Usava os materiais disponíveis no cativeiro tais como sacos, madeiras, plásticos amassados, ferro, linhas, tintas e materiais diversos queimados. Burri foi um dos mais famosos artistas modernos italianos. Recebeu a Ordem do Mérito em 1994 e foi criado um museu, Collezzioni Burri em Citá di Castello, para abrigar suas obras. Seus trabalhos relacionam ao Taxismo europeu e ao Abstracionismo Abstrato Americano. Composition (1953) Solommon Guggenheim Museum. Nova York.





Sugestões: Italian Painting _ Beaux Arts Editions, 1992.

Nenhum comentário: