terça-feira, 5 de maio de 2009

Guerra Goya, Manet e Picasso

“The Third May was the first great picture witch can called revolutionary in every sense of word, in style, in subject and in intention”.

Kenneth Clark Historiador de arte.



Francisco Goya (1746-1883) Pintor e gravador espanhol. Para alguns o maior de todos. Foi elevado a pintor do rei da Espanha. El Três de Maio (1814) Museu do Prado. Goya registrou o heroísmo do povo espanhol na luta contra a ocupação do país por Napoleão. Em dois de maio, a população se rebelou e parecia ter intimidado os franceses. No dia seguinte, a reação foi brutal e um grande número de pessoas foi morto nas ruas de Madrid. O grupo da esquerda está iluminado, identificam-se alguns rostos. Alguns corpos estão empilhados A direita os soldados em seus uniformes apontam suas armas. Um homem de camisa branca em pé e de braços abertos significa o heroísmo do povo. A pintura inspirou outros artistas como Manet e Picasso.




Edouard Manet (1867-1868). Staditische Kunsthalle. Mannheim. Alemanha. Teve enorme influência nos precursores do Impressionismo.

Em 1861, Benito Juárez, primeiro índio eleito presidente do México, declarou a moratória externa.

A França resolveu invadir o México com o intuito de cobrar as dívidas. Napoleão III convenceu o arquiduque austríaco Maximiliano de Habsburgo a aceitar o cargo de imperador.

O exército francês depôs o presidente e Maximiliano tornou-se imperador em 1864.

Benito Juárez apoiado pelos Estados Unidos manteve com tropas fiéis a luta contra o invasor. Napoleão III sentiu não haver condições de ganhar a guerra e retirou suas tropas. Maximiliano tentou resistir, mas foi derrotado na batalha de Quinetaro. Preso em 15 de maio de 1867 abdicou. Oferecido a ele a possibilidade da fuga, recusou por amar o México. Foi condenado à morte e fuzilado junto com seus generais Tomás Heiga e Miguel Mesamón. Antes de morrer gritou Viva o México.

Essa é a terceira e última versão do fato pintada por Manet. Os soldados estão fardados tais como os soldados franceses, sugerindo a traição de Napoleão III, os três condenados poderiam lembrar a crucificação de Cristo ao lado dos ladrões. O chapéu remeteria a um halo santo. A obra é política




Pablo Picasso (1881-1975) Pintor espanhol. Fundou junto com Braque o Cubismo. A sua prodigiosa produção incluiu pintura, desenhos, objetos, esculturas e cerâmicas. É considerado o maior artista do século XX. Foi o primeiro pintor vivo a expor no Museu do Louvre. Massacre in Korea (1951) Museu National Picasso. Paris. Picasso baseou essa pintura nas obras de Goya e Manet. A esquerda um grupo de mulheres e crianças nuas estão encurraladas pelo grupo colocado a direita, formado de soldados musculosos fortemente armados, pintados tais como robôs. O quadro foi um protesto de Picasso contra a presença dos Estados Unidos na Guerra da Coréia.

Sugestões: Goya _ Companhia das Letras, 2007.

Manet _ Brompton Books Corp., 2002

Picasso _ Taschen, 2004.

Nenhum comentário: