Kenneth Clark Historiador de arte.

Francisco Goya (1746-1883) Pintor e gravador espanhol. Para alguns o maior de todos. Foi elevado a pintor do rei da Espanha. El Três de Maio (1814) Museu do Prado. Goya registrou o heroísmo do povo espanhol na luta contra a ocupação do país por Napoleão. Em dois de maio, a população se rebelou e parecia ter intimidado os franceses. No dia seguinte, a reação foi brutal e um grande número de pessoas foi morto nas ruas de Madrid. O grupo da esquerda está iluminado, identificam-se alguns rostos. Alguns corpos estão empilhados A direita os soldados em seus uniformes apontam suas armas. Um homem de camisa branca em pé e de braços abertos significa o heroísmo do povo. A pintura inspirou outros artistas como Manet e Picasso.

Edouard Manet (1867-1868). Staditische Kunsthalle. Mannheim. Alemanha. Teve enorme influência nos precursores do Impressionismo.
Em 1861, Benito Juárez, primeiro índio eleito presidente do México, declarou a moratória externa.
A França resolveu invadir o México com o intuito de cobrar as dívidas. Napoleão III convenceu o arquiduque austríaco Maximiliano de Habsburgo a aceitar o cargo de imperador.
O exército francês depôs o presidente e Maximiliano tornou-se imperador em 1864.
Benito Juárez apoiado pelos Estados Unidos manteve com tropas fiéis a luta contra o invasor. Napoleão III sentiu não haver condições de ganhar a guerra e retirou suas tropas. Maximiliano tentou resistir, mas foi derrotado na batalha de Quinetaro. Preso em 15 de maio de 1867 abdicou. Oferecido a ele a possibilidade da fuga, recusou por amar o México. Foi condenado à morte e fuzilado junto com seus generais Tomás Heiga e Miguel Mesamón. Antes de morrer gritou Viva o México.
Essa é a terceira e última versão do fato pintada por Manet. Os soldados estão fardados tais como os soldados franceses, sugerindo a traição de Napoleão III, os três condenados poderiam lembrar a crucificação de Cristo ao lado dos ladrões. O chapéu remeteria a um halo santo. A obra é política

Pablo Picasso (1881-1975) Pintor espanhol. Fundou junto com Braque o Cubismo. A sua prodigiosa produção incluiu pintura, desenhos, objetos, esculturas e cerâmicas. É considerado o maior artista do século XX. Foi o primeiro pintor vivo a expor no Museu do Louvre. Massacre in Korea (1951) Museu National Picasso. Paris. Picasso baseou essa pintura nas obras de Goya e Manet. A esquerda um grupo de mulheres e crianças nuas estão encurraladas pelo grupo colocado a direita, formado de soldados musculosos fortemente armados, pintados tais como robôs. O quadro foi um protesto de Picasso contra a presença dos Estados Unidos na Guerra da Coréia.
Sugestões: Goya _ Companhia das Letras, 2007.
Manet _ Brompton Books Corp., 2002
Picasso _ Taschen, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário