terça-feira, 19 de maio de 2009

RETRATOS DE CRIANÇAS

“Children have no reservations; they are the most honest models”.

Loretta Lux. Fotógrafa.



Cornerlius Ketel (1548-1616) Pintor maneirista holandês. Foi poeta, orador e escultor. Estudou na França onde pintou cenas históricas e mitológicas. Trabalhou em Londres e em Amsterdam e tornou-se um mestre em retratos. Seu quadro The Company Of Capitain Rosecans serviu de inspiração e modelo para a Ronda da Noite de Rembrandt. Double Portrait of a Brother and Sister (1604) mostra uma perfeita representação de duas crianças da realeza em seus trajes de época. Museum Mayer van der Bergher. Antuérpia.




Peter Paul Rubens (1577-1640). Pintor flamengo. Aos quinze anos, já era aprendiz de pintura. Seu mestre Otto van Veen exerceu enorme influência sobre ele. Homem de grande cultura mudou-se para Itália, sob o patrocínio do duque de Mântua. Foi nomeado por ele embaixador na Espanha, desempenhou suas funções com grande competência ajudando a selar a paz entre Espanha, Itália e França. Foi professor de Brueghel e Van Dyck. Tardiamente, voltou para Antuérpia, onde morreu. Realizou gigantesca obra. Foi artista de grande sucesso e acumulou enorme fortuna. Child with Bird (1616) Staatliche Museen, Berlim. O modelo seria o primeiro filho de Rubens, Albert. Sobre um fundo escuro, Rubens retratou um belo e saudável menino utilizando pequenas variações de cores e tons, tendo em suas mãos um pássaro domesticado. O pássaro significa a alma ou a fragilidade vida.




Mary Cassat (1844-1926) Pintora impressionista americana. Graduou-se na Academia de Arte da Pensilvânia. Mudou-se para Paris, onde se ligou ao Impressionismo. Conviveu com Manet, Monet, Degas, Morisot, Renoir e Pissaro. Foi casada com Degas. Participou de inúmeras exposições em Paris. Foi reconhecida como a mulher mais importante do Impressionismo. Spring Margot in the Garden (1900).Metropolitan Museum of Art. Nova York.




Robert Mapplethorpe (1946-1989) Fotógrafo americano ligado a Pop art.

Graduou-se em Belas Artes no Pratt Institute de Brooklin. Suas primeiras fotos foram com uma câmera Polaroid, auto-retratos e retratos de amigos. Com uma nova máquina, passou a produzir grandes fatos em preto e branco de artistas, estrelas de cinema, personalidades públicas e membros de grupos adeptos do sexo sado masoquista. Mais adiante, se interessou pelos nus femininos e masculinos, estátuas clássicas, flores e fotografias de parceiros sexuais, especialmente negros, em poses sensuais. Homossexual assumido freqüentava o submundo do sexo em Nova York, onde encontrava seus modelos. Teve um relacionamento amoroso com a cantora Patti Smith com quem dividia um apartamento.

Morreu de complicações da AIDS. Deixou a fundação Robert Mapplethorpe para apoiar museus interessados em fotografia, jovens artistas e pesquisas para cura da AIDS. Rosie (1976). A figura de uma criança de três anos em que a genitália esta exposta causou enorme polemica. Livros e exposições foram censurados. Rosie fez parte da Perfect Moment Collection. Para Mapplethorpe a fotografia tem intenção estética e não sexual. Ele recebeu o apoio da mãe da menina, presente na hora da foto.




Loretta Lux (1969-) Waiting Girl (2006) Coleção particular. É o trabalho favorito da artista. A menina e o gato estão congelados no tempo esperando a eternidade. A modelo é filha de uma amiga. O gato foi inserido por ser seu animal preferido. O cenário e as intervenções digitais são feitas vagarosamente até satisfazer a artista. Loretta é uma famosa fotógrafa alemã conhecida por seus retratos surrealistas de crianças. Graduada pela Academy of Visual Arts de Munique. Vive e trabalha em Mônaco. A artista executa seu trabalho usando uma composição de fotografia, pintura e fotografia manipulada digitalmente. Suas obras estão em vários museus: Guggenheim, MOMA Los Angeles, Art Institute Chicago, J.P. Getty Museum e Reina Sofia.





Sugestões: Mary Cassat A Retrospective. _Beaux Arts, 1986.

Rubens _ Phaidon, 1996.

The Robert Mapplethorpe Foudation _ www.mapplethorpe.org.





Para Helena, Brenda e Cacau.

Nenhum comentário: