“Acima de todo resto, trata se de deixar uma prova de minha existência: Estive aqui. Tive fome. Fui derrotado. Fui feliz. Fui infeliz. Estive apaixonado. Tive medo. Tive esperança. Tive uma idéia e um bom motivo e é por isso que fiz obra de arte”.
Felix Gonzalez - Torres. Artista americano.
Pieter van Mierevelt (1596-1623) Foi aluno de seu pai Michel importante artista de Delft. Pieter pintou The AnatomyLesson of Dr Willem van der Mer in Delft (1627). Há poucas informações sobre o pintor e especula se ter sido a obra realizada em conjunto com seu pai. O cadáver está cercado por vários médicos, eles acompanham a lição do Dr. Van der Meer ao centro da composição. Os trajes são típicos da época e foram pintados alguns instrumentos cirúrgicos. Gemeente Musea, Delft
Rembrandt (1606-1669). Pintor holandês especializado em retratos. Tinha especial interesse pela discussão da luz. TheAnatomy Lesson of Dr. Nicolaes Tulp.(1632) Mauritshuis, Hague. Na composição, Rembrandt usou a iluminação para dar ênfase ao cadáver do assassino e ao Dr Tulp. Com a luz, diferenciou a vida e da morte ao colocar a face do morto na sombra. Dr. Tulp foi importante figura da Ordem dos Cirurgiões e prefeito de Amsterdã A cena mostra o médico explicando a anatomia do antebraço e da mão. Os espectadores eram estudantes de Medicina ou médicos e pessoas comuns, que pagavam uma contribuição para ver a necropsia. Um deles consulta De Humani Corporis Fabrica de Andréas Vesalium. Em 2006, um cirurgião dissecou um antebraço para comparar com a anatomia pintada por Rembrandt. Fez parte das comemorações dos 400 anos de nascimento do Mestre holandês.
Rembrandt The Anatomy Lesson of Dr. Joan Deyman(1656) Riijksmuseum, Amsterdã. A obra foi comissionada em honra do Dr Deyman, sucessor do Dr. Tulp na Ordem dos Cirurgiões. Rembrandt colocou o cadáver de frente para o espectador, numa referência ao Cristo Morto de Mantegna. A iluminação está sobre o corpo, sobre as mãos do assistente e sobre o Professor. O auxiliar teria executado a intervenção do abdômen. A figura do assistente não aparece, pois o quadro foi cortado, depois de ter sido salvo de um incêndio.
Desiree Delron (1963_) Faz parte da jovem geração de fotógrafos holandeses. A foto pertence à série produzida por ela com referências explicitas a obras de arte clássicas. No caso, sua inspiração foi em Rembrandt e sua Lição de Anatomia do Dr. Tulp. As fotos são manipuladas em programas de computador. Coleção Particular.
A foto oficial, liberada pelo exército boliviano de Ernesto Guevara morto, permitiu a elaboração de inúmeros artigos na imprensa assinalando a semelhança com a Lição de Anatomia de Rembrandt.
Sugestões: The Anatomy Lesson of Dr. Nicolaes Tulp(1632): A comparation of the Paint with a Dissected forearm of a Dutch Male Cadaver. The Journal Hand Surgery, volume 31, Issue 6 Pages 882-891.
Rembrandt’s Eyes _ Alfred Knopf, 1999.
Art Now _ Taschen, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário