terça-feira, 2 de dezembro de 2008

NAPOLEÃO BONAPARTE

“Todo homem luta com mais bravura pelos seus interesses que pelos seus direitos”.

Napoleão Bonaporte

Napoleão Bonaparte nasceu na Córsega Aos 10 anos, foi enviado por seu pai para França, onde iniciou seus estudos em escola militar. Aos 19 anos tornou-se tenente da artilharia do exército francês. Tornou-se general aos 27 anos. Comandou seus soldados em vitoriosas batalhas na Itália e na Áustria. O seu grande prestígio e as condições econômicas e políticas da França após a revolução permitiram tornar se imperador com a promessa d e mudanças e reformas. Coroado em 1804 mudou a forma do governo e editou novas leis. Em 1812, foi derrotado pelo exército inglês na batalha de Waterloo. Foi para o exílio na ilha de Santa Helena, local de seu falecimento em 5 de maio de 1821. Seus feitos e sua história foram registrados por artistas da época




François Rude (1784-1855) Escultor francês. Formou-se pela Ecole de Beaux-Art de Dijon. Ganhou o Grand Prix de Roma em 1812. Considerado patriota e devotado a Napoleão. Foi comissionado para elaborar um das obras que ornamentam o Arco do Triunfo construído, sob os auspícios de Napoleão, para proclamar a glória da França. TheDeparture of the Volunteers of 1792 (La Marseillaise) (1833-1836) Escultura em pedra, Paris.representa o povo francês defendendo a República, inspirado pela visão da Liberdade acima dele. 


  

   Antoine Louis Barye (1795-1875) Escultor francês. Baryeestudou os animais no laboratório de anatomia comparada do Museu de História Natural em companhia do pintorDelacroix. Em Napoleon I as a Roman Emperor (1861-1863)o escultor idealizou o monumento no modelo clássico. Usou uma toga antiga típica das estátuas eqüestres romanas. A coroa de louros e o globo em uma das mãos enfatizam a posição imperial do retratado. Modelo em ½ tamanho.MuséDOrsay.





François Gerard (1770-1837). Pintor francês. Aos 12 anos foi admitido no estúdio do artista Augustin Pajou. Após dois anos, começou seu aperfeiçoamento com Jacques Louis David. Com a morte do seu pai, ficou em situação financeira difícil, abandonou as artes e trabalhou em outra área. David, ciente de seu valor, conseguiu uma comissão para um quadro e permitiu seu retorno à pintura. Fez enorme sucesso com os retratos e atingiu grande prestígio. Foi nomeado barão do império e oficial la Légion D’Honneur.Napoleon I em Costume du Sacre (1805) retratou o imperador com a roupa utilizada em sua coroação. A variedade de materiais, as cores e a perfeição da figura atestam a excelência do artista. A obra pertence ao acervo do Musée et Domaine Nationaux du Château Fontaineblau



 

Jacques Louis David (1748-1825) Pintor francês neoclássico. Oriundo de família abastada teve esmerada educação. Dedicou-se desde cedo ao desenho preferindo o aos estudos curriculares. Iniciou sua formação com Joseph-Marie Vien, o mais famoso pintor e professor francês. Mais adiante, entrou para Academia Real de Pintura e Escultura da França. Ganhou o prêmio Roma e durante cinco anos permaneceu naquela cidade para estudar os clássicos. Admirava especialmente Rubens. Foi amigo de Robespierree pertenceu ao Clube dos Jacobinos. Foi deputado à Convenção. Preso escapou da guilhotina. Comandou as artes durante a república francesa. Admirado por Napoleão foi comissionado por ele para retratar a sua coroação. Esteve presente à cerimônia, estudou a planta da catedral de Notre Dame e algumas autoridades posaram em seu estúdio para complementação do extraordinário quadro.Consecration of the Emperor Napoleon I and Coronation of the Empress Josephine (1805-1807) Museu do Louvre.




Antonio Canova (1751-1822) Escultor e pintor italiano. Órfão começou muito cedo sua formação artística com Torretto em Veneza. Instalou se em Roma e começou uma vitória carreira. Criou os túmulos dos Papas Clemente XII e Clemente XIV. Durante a invasão de Roma pelos franceses, foi para Viena e depois, a convite de Napoleão, mudou-se para Paris onde pintou o imperador e seus familiares. Após a queda de Napoleão, conseguiu a devolução das obras italianas confiscadas pelos franceses. Voltou para Roma e recebeu o título de Marquês de Ischia. É reconhecido como expoente da escultura neoclássica. Seu coração foi depositado no mausoléu, criado por ele, para Ticiano. O mausoléu é conhecido como Monumento a Canova. Canovaesculpiu duas estátuas de Napoleão. Uma, em mármore, com o imperador nu e seu manto (Wellington Museum, Londres), a outra em bronze.

 

 

Sugestões: Álbum da Galeria de Pinturas do Museu do Louvre _ Editorial Labor

                 Sculpture _ Taschen, 1996.



Nenhum comentário: