“I met her and whiten two weeks was painting her”
Alex Katz
Alex Katz nasceu no Brooklyn em 1924. Estudou na Cooper Union e depois na Skowhegan School of Painting and Sculpture no Maine. Artista figurativo associado a Pop art. Pintor, escultor e gravurista.
Katz tem uma interessante carreira. Ao tempo do Abstracionismo e do Expressionismo Abstrato, ele manteve-se fiel à figuração, razão pela qual ficou esquecido entre os grandes artistas americanos. Nos últimos dez anos teve sua importância reconhecida e seu valor admirado.
Casou-se com Ada del Moro e em 48 anos de casamento ela posou para cerca de 250 pinturas. Para Robert Stoor, professor da Yale University of Art, Ada poderia ser comparada a outras deusas, que tiveram seus retratos pintados por numerosos pintores ao longo do tempo. Seus trabalhos são valorizados no mercado e fazem parte do acervo dos grandes museus entre eles o MOMA e a Tate Gallery. Foi em 2006, no Museu Judeu de Nova York a última retrospectiva de Alex Katz.
Alex and Ada (1980). Coleção Joan e Alan Safir.
The Black Dress (1960) Brandhorst Collection. Ao fundo, o retrato, pintado por Katz, do poeta James Schuyler amigo do casal.
Blue Umbrela 2 (1972). Coleção particular.
Ada with Blue Hath (1994) Coleção Particular.
Ada Seated (1963) New York City University.
Up Side Down Ada (1965) MOMA.
Sugestões: Alex Katz Paints Ada _ Yale University Press, 2006.
Art in America _ Good–Life Ada Alex Katz, October, 2007.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário