“Paintings are older than the city of Rome”.
Plínio
Uma breve visão do desenvolvimento da pintura italiana ao longo dos séculos.
Anônimo Portrait of Paquius Proculus ans his Wife (62-79 d.C.) Afresco Museo Archeologico Nazionale, Napóles.
Ducci di Buoninsegna (1255-1319). Foi o maior pintor da escola de Siena. Maestá (1255-1311) foi pintada para catedral de Siena. Numa cerimônia religiosa a tela foi carregada pelas ruas da cidade até a catedral. Representa a Virgem com vinte anjos e dezenove santos. É um dos mais expressivos exemplos da pintura narrativa. Maetá Metropolitan Museum of Art. Nova York
Giovanni Domenico Tiepolo (1727-1804) Dance in the Country (1755) Uma atriz dançando com um jovem vestido com a roupa da commedia dell’arte. Iniciou seus estudos com o pai Giovanni Batista Tiepolo. Aos 13 anos já era considerado um artista. No início adotou o estilo decorativo do seu mestre. Mais adiante, dedicou-se as pinturas de temas religiosos e mitológicos. Metropolitan Museum of Art. Nova York.
Amadeo Modigliani Pintor italiano nascido em Livorno (1884) e falecido em Paris (1920). Sua frágil saúde impediu-o de freqüentar os cursos regulares. Dedicou-se, então, ao estudo da pintura em sua cidade natal e depois em Veneza e Florença. Mudou-se para Paris em 1906. Foi influenciado por Cézanne, Toulouse-Lautrec e Picasso. Sua amizade com Brancusi o fez dedicar-se, por algum tempo à escultura. Retornou à pintura e seus temas preferidos foram os retratos e nus femininos. O Uso de drogas e álcool encurtou sua vida. A obra foi exposta no Salão dos Independentes de 1909. Violoncelista Coleção particular.
Alberto Burri (1915-1995) Pintor abstrato e escultor italiano. Formou-se em Medicina e trabalhou como Médico na II Guerra Mundial. Foi capturado na África e mantido preso no Texas, onde começou a pintar. Usava os materiais disponíveis no cativeiro tais como sacos, madeiras, plásticos amassados, ferro, linhas, tintas e materiais diversos queimados. Burri foi um dos mais famosos artistas modernos italianos. Recebeu a Ordem do Mérito em 1994 e foi criado um museu, Collezzioni Burri em Citá di Castello, para abrigar suas obras. Seus trabalhos relacionam ao Taxismo europeu e ao Abstracionismo Abstrato Americano. Composition (1953) Solommon Guggenheim Museum. Nova York.
Sugestões: Italian Painting _ Beaux Arts Editions, 1992.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário