quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Arte Mexicana


“I paint myself because I am so often alone and because I am the subject I know best”.

Frida Kahlo

Os Grandes Muralistas

O movimento muralista ocorreu logo após a Revolução Mexicana de 1910. Considera-se o primeiro grande movimento social na América Latina. Os três maiores nomes foram: Diego Ribera, David Alfaro Siqueirose Orozco. Eles pintavam para o povo com sua arte pública e coletiva.

Diego Ribera (1896-1957) É o grande nome da arte mexicana. Estudou na Academia de Belas Artes de San Carlos. Viveu e aprendeu na Europa, mas foi influenciado pela arte grega, italiana, holandesa e espanhola. Ao voltar para o México procurou estabelecer uma arte com características próprias. Em 1923, iniciou a pintura dos murais. Foi convidado para decorar as paredes do Ministério de Educação. Ribera retratou o cotidiano e a vida dos trabalhadores, incluindo poemas astecas e símbolos da Revolução Mexicana.




Diego Ribera Mural para o Palácio do Governo.

David Alfaro Siqueiros (1888-1974) Era o mais moderno dos muralistas influenciado pelos cubistas e futuristas. Comunista convicto foi preso e exilado. Morou nos Estados Unidos e Europa. Recebeu o Prêmio Lênin da Paz e o da Academia de Arte do México.



David Alfaro de Siqueiros The Revolutionaires (1957-1965).

José Clemente Orozco (1883-1949) O tema de sua imensa obra é a Revolução Mexicana e a luta do seu povo para mudar a sociedade. Além dos murais pintava tela e fazia desenhos e aquarelas. Trabalhou no México e Nos Estados Unidos.



José Orozco Omnisciencias, 1925.

A Pintora Insuperável

Frida Kahlo (1907-1954) A doença permeou sua vida. Poliomielite na infância e um acidente aos 18 anos, com fratura da coluna vertebral, deixaram seqüelas insuperáveis. Foi submetida diversas cirurgias. Sua obra é a discussão de sua própria vida e infelicidade. Conheceu Diego Ribera com quem se casou, mas a relação conflituosa e infeliz marcada por infidelidade de ambos levaram à separação. O sofrimento e a influência de Ribera foram fundamentais para seu desenvolvimento artístico. Está relacionada ao Surrealismo.



Frida Kahlo (1907-1954) Self Portrait with Necklace of Thorns (1940).

Os Artistas Contemporâneos

Gabriel Orozco (1962-) Nasceu em Vera Cruz, México. Estudou na Escuela de Artes Plásticas, México e no Círculo de Bellas Artes de Madrid. Usa a paisagem e os objetos do dia a dia para transformar noções convencionais em realidades diferentes. Participou da Bienal de Veneza e do Whitney Museum de Nova York. Teve retrospectiva no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles. Mora e trabalha em Paris, Nova York e Cidade do México. É considerado o líder dos artistas de sua geração na arte conceitual e nas instalações.



Gabriel Orozco Tennis Project. Intervenção na natureza.

Damián Ortega (1967-) Usa objetos do dia a dia para criar suas obras. Subverte seus significados e funções criando outra interpretação. Em alguns trabalhos decompõe o objeto inteiro desvendando seu interior e significado. Participou das Bienais de São Paulo e de Veneza. Usa vídeos, objetos, fotografias, desenhos e instalações.




Damián Ortega Controler ofUniverse. Diferentes ferramentas suspensas separadas por uma explosão hipotética.

Sugestões: Art Now _ Taschen, 2005.

Frida Kahlo Pain and Passion _ Taschen, 1993.


http://marciofo.blogspot.com

Nenhum comentário: