“Da nossa vida, em meio da jornada,
Achei-me numa selva tenebrosa,
Tendo perdido a verdadeira estrada”.
Dante Alighieri. A Divina Comédia. Canto I.
Dante Alighieri (1265-1321) Foi escritor, poeta e político italiano. Autor da Divina Comédia é considerado o poeta maior da língua italiana. Com a idade de 12 anos, segundo costumes da época, casou-se com Gemma com a qual teve três filhos.
Foi autodidata. Estudou poesia toscana e os clássicos Virgílio, Horácio, Ovídio, Cícero, Tito, Plínio e Sêneca. Conhecia pintura e música. Aos dezoito anos conheceu Beatrice Portinari por quem se apaixona. Após a morte de Beatrice, dedicou-se ao estudo da Filosofia com os Dominicanos da Santa Maria Novela.
Para tornar-se político foi obrigado a inscrever-se numa corporação de Artes e Ofícios. Tornou-se, então, médico e farmacêutico. Participou da administração de Florença até sua ocupação, quando se mudou para Verona. Para retornar à Florença teria de cumprir uma série de normas, não aceitas por ele. Convidado por Guido Novella da Polenta mudou-se para Ravena onde terminou a Divina Comédia. Morreu de Malária aos 56 anos de idade. Fonte: Wikipédia.
Andrea Del Castagno () Dante Alighieri (1450). Retrato de corpo inteiro. Galleria degli Uffizi. Afresco transferido para madeira. Pouca informação sobre sua vida sabe-se ter sido influenciado porMassacio e Giotto. Influenciou a Escola de Ferrara. Fez uma série com personalidades importantes da história. Atuou em Florença e Veneza.
Pietro Lombardo (1435-1515) Tomb of Dante (1485) Ravena. Escultor e arquiteto da renascença italiana atuando em Florença e Veneza. Foi escultor chefe da igreja Santa deiMiraculi. Esculpiu vários túmulos, inúmeros santos e Virgens Maria nas paredes de diferentes igrejas. Seus filhos Túlio e Marcos seguiram sua carreira.
Sugestões: Dante Alighieri: A Divina Comédia _ Edigraf, 1958.
Nenhum comentário:
Postar um comentário