terça-feira, 16 de junho de 2009

A dignidade da obra de arte

“Não há muito, apenas o heróico, o mítico e o religioso eram admitidos na grande arte. A dignidade de um trabalho se media em parte pela importância do tema”
Meyer Shapiro



Vincent van Gogh (1853-1890) Pintor pós impressionista holandês. Van Gogh’s yellow chair (1889) National Gallery London. Van Gogh pintou duas cadeiras durante seu período na casa amarela, no tempo em que a dividia com Gauguin. Uma correspondia à seu amigo e a outra à ele mesmo. Para marcar sua presença, ele representou sobre o assento de palha o cachimbo e o pacote de fumo. Ao fundo, uma caixa com cebolas, onde ele colocou sua assinatura. A cadeira de Gauguin é mais sofisticada, estofada em tecido e sobre o assento dois livros e um candelabro com uma vela acesa. Os livros representariam a cultura do artista francês. Doente mental, van Gogh suicidou-se aos 37 anos.





Georges Braque (1882-1963) Pintor e escultor francês. Estudou na Escola de Belas Artes em Paris. Fundou juntamente com Picasso o Cubismo. Serviu na Primeira Guerra, foi ferido e ficou afastado de atividades durante dois anos. Foi condecorado com a Cruz da Guerra e a Legião de Honra. Chair in the Garden (1950) Metropolitan Museum of Art. Nova York.





Joseph Kosuth (1945-) Reconhecido artista conceitual americano. Nasceu em Ohio e estudou na School of Visual Arts, Nova York. Um dos seus trabalhos mais importantes é One and Three Chairs (1965-1966) MOMA. Uma cadeira real, a fotografia dessa cadeira e o texto de um dicionário definindo cadeira são mostrados juntos. Kosuth foi ligado ao movimento Fluxus e sua obra explora a produção e o papel da linguagem dentro da arte. Ele escreveu os livros O Artista como Antropólogo e Arte após a Filosofia. Participou da Bienal de Veneza (1976, 1993, 1999 e 2007) e da V, VI, VII e IX Documenta de Kassel. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia e Letras da Universidade de Bologna.




Ai Weiwei (1957-) Nasceu em Pequim. Artista, curador e designer. Seu pai Ai Quing foi famoso poeta e durante a Revolução Cultural foi enviado para trabalhar no campo. Weiwei acompanhou seu pai. Mais adiante, estudou na Beijing Film Academy. Foi um dos fundadores da moderna arte chinesa. Entre 1981 e 1993, morou em Nova York, onde freqüentou a Parson School of Design. Regressou e permaneceu em Pequim. O trabalho conceitual chamado Fairtale foi desenvolvido para a última Documenta de Kassel. Weiwei trouxe para a cidade alemã 1001 chineses de diferentes idades e classes sociais. Eles não tinham função, apenas, permaneciam na cidade. Simultaneamente, ele separou 1001 cadeiras, de sua coleção particular, das Dinastias Quing e Ming . As cadeiras foram dispostas em diferentes pontos da exposição e serviam para uma parada e reflexão dos expectadores.





Nelson Leirner (1932-) Nascido em São Paulo é o mais importante artista contemporâneo brasileiro. Em cinqüenta anos de carreira, teve uma incrível produção utilizando se do desenho, pintura, happening, objetos, instalações, filmes e fotografias para expressar seu pensamento. Foi professor da FAAP e da EAV (RJ) exercendo enorme influência na formação de inúmeros artistas. Participou das Bienais de São Paulo, Veneza e Tóquio. Seus trabalhos estão nos mais importantes museus e coleções do mundo. Leirner mora e trabalho no Rio de Janeiro. Matéria e forma: Tronco com cadeira (1965-2003) De um tronco de árvore foi retirada a madeira para construir a cadeira, que se mantém ligada ao tronco. A obra está em exposição no Itaú Cultural em São Paulo. Nelson Leirner é representado no Rio pela Silvia Cintra Galeria de Arte.



Sugestões: Schapiro M._ Mondrian a dimensão humana da pintura abstrata. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
1963 1968 Aproximações do espírito pop Waldemar Cordeiro/ Antônio Dias/ Wesley Duke Lee/ Nelson Leirner. São Paulo: MAM, 2003.
Artista in China _ Verlabolant, 2007.

Nenhum comentário: