quarta-feira, 3 de junho de 2009

Museu Van Gogh

“I have never seen a rolling, vibrating, light-drenched field presented in a more striking manner than in such pictures by van Gogh”.

Johan Rohde.

 

 

Inaugurado em 2 de junho de 1973 na cidade de Amsterdam, o Museu van Gogh abriga o maior acervo de obras do pintor holandês, os cadernos de esboços, ilustrações para livros e cerca de 600 cartas para seu irmão Theo. Há, ainda, trabalhos de seus companheiros contemporâneos. Entre os objetivos do Museu estão: Adquirir e conservar a coleção dos trabalhos de van Gogh e artistas do período entre 1830-1914. Um programa de pesquisa e publicações baseadas nessa coleção. Executar um programa de educação destinado a diferentes públicos. Promover exibições.  Atualmente, asexibições são: Van Gogh and Colours of Night, Odilon Redon and Emile Bernard e Van Gogh? An examination of two FemalePortraits.

 Em 2000, o Museu recebeu 1312 204 visitantes.

 




View of the Sea at Scheveningen (1888). Uma pequena vista do mar pintada com grossas camadas de tintas e ásperas pinceladas. O mar agitado, o céu nublado e escuro e a bandeira do barco tremulando com o vento sugerem a possibilidade de tempestade.

A presença de grãos de areia misturados com a tinta indica os ventos enfrentados por van Gogh durante a realização da pintura.




The Cottage (1885) van Gogh tinha especial interesse pelas pequenas propriedades nos campos. Ele as chamava de ninhos humanos. O antigo chalé representado, com suas duas portas de entrada e sua chaminé, da uma idéia idílica da vida rural. Eram moradores da casa os De Groots representados em Comedores de Batatas.



Portrait of Camille Roulin (1888). Em 1888, van Goghplanejou pintar toda família de Joseph Roulin, o carteiro de quem se tornou amigo. Os retratos dos pais tornaram-se conhecidos e famosos. Camille, o menino, tinha 12 anos quando o retrato foi feito.



Still Life with Quinces and Lemmons (1887) Na belíssima natureza morta, Van Gogh não estava interessado numa precisa representação das frutas, mas sua atenção volta-se para o estudo das cores, especialmente o amarelo. A composição tem diferentes tons de ocre, amarelo e marrom, completados com rosa, vermelho, verde e azul. A inovação foi apintura da própria moldura nas cores amarelo e marrom numa referência aos pontilistas. O quadro foi dedicado ao seu irmão Theo.



The Bridge in the Rain (after Hiroshige) (1887) Nela está representado o interesse de van Gogh pela arte japonesa. O trabalho é baseado numa gravura do artista japonês Hiroshige de sua própria coleção. As bordas são preenchidas com caracteres caligráficos. A obra difere da original por suas cores diferentes e brilhantes.




Claude Monet (1840-1926) Pintor impressionista francês. Monet visitou a Holanda por três vezes. Na primeira, permaneceu por quatro meses em Zaandam com sua família. Estimulado pelas diferentes cores, pelos múltiplos moinhos e os magníficos barcos, Monet produziu uma grande quantidade de trabalhos representando a paisagem holandesa. Mills in theWestsijderveld near Zaandam (1871). Coleção Museu van Gogh.

 

 

Sugestões: Van Gogh at the Van Gogh Museum _Waandres Publishers, 1994.

                     www.vangoghmuseum.nl

Nenhum comentário: