segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os animais de Walton Ford

“...The painting is also allegory of the senses. I have sight, touch, taste, smell and sound in there…”.

Walton Ford

Walton Ford (1960-) Pintor americano especializado em aquarelas de grandes dimensões. Suas pinturas baseiam-se no estilo descritivo dos naturalistas do século XIX. Seu modelo é John James Audubon. Um trabalho meticuloso, vagaroso e cuidadosamente baseado em pesquisas da fauna e flora. O que faz a diferença entre ele e seus antecessores é a inclusão de textos e imagens com referências e críticas ao consumo, aos políticos, à violência, à guerra e ao imperialismo. Sua obra permeia a pintura e a ilustração. Formou-se na Rhode Island School of Design e recebeu bolsa da John Simon Guggenheim Memorial Foudation e da National Endowment forthe Arts. Citou ser influenciado por Goya, Bosch, Brügel e Giotto. Sua primeira individual foi no Brooklin Museum: Tigers of Wrath: Watercolors by Walton Ford. Oartista é representado pela Paul Krisman Gallery.



The Orientalist (2009) Aqui ele expressa uma crítica ao explorador britânico da África Sir Richard Burton por ter mandado aprisionar 40 macacos, quando servia ao Exército, com intuito de observar se eles seriam capazes de aprender inglês.



Bula Matari



Tur (2007)



Ornithomancy No 3 (2000) Bowdoin College Museum of Art, Maine.




Loss of LisbonRhinoceros (2008) Paul Kismin Gallery. Trabalho baseado na rinoceronte desenhado por Dürer sem conhecer o animal, que morreu durante a viagem.

Sugestões: Pancha Tantra: Walton’s World Colors _ Taschen, 2008.

Nenhum comentário: