domingo, 30 de novembro de 2008

MONKEY (reprise)


"Em baixo daquele castanheiro,
 beira de estrada, convenci o amigo
 que teimava na existência de Deus".
Takuboku Ishikawa. Tankas





Peter Bruegel (1530-1569) Pintor flamengo. O prestígio de Brugel era semelhante ao de Michelangelo e Ticiano. O quadro Dos Manos (1562)  parece ser uma alegoria na qual os macacos representam a estupidez de dois pecadores e o aprisionamento significa a riqueza material. O da esquerda traduz à avareza e o da direita a vaidade. As nozes significariam a prisão por uma causa insignificante. Ao fundo o porto de Amberes.




David Teniers the Younger (1610-1690) Pintor flamengo nascido em Bruxelas. Seu pai David Teniersthe Elder e Rubens influenciaram sua formação Seu tema predileto era a pintura de gênero. Monkeys on theKitchen (1670) mostra uma cozinha invadida por um grupo de macacos. Alguns usam chapeis de veludo. Eles bebem vinho, sugam frutas, cozinham e jogam cartas. Animais imitando o comportamento de humanos são temas retirados de antigas fábulas clássicas e como na pintura tinham a intenção de chamar a atenção para o comportamento inadequado seria uma herança irracional. A pintura de Teniers é de muito boa qualidade com o uso de uma iluminação adequada e a descrição pictórica de diferentes tipos de material. Acervo do Hermitage São Petersburgo.




Henri Rousseau (1884-1910) Filho de família muito pobre começou a pintar aos 40 anos, após poder ter seu sustento como funcionário da Alfândega. Pintor autodidata era classificado como Primitivo ou Naife. Pintou temas exóticos de florestas e animais sem nunca ter saído de Paris. Fazia seus estudos de plantas e animais no Jardim Botânico e no Zoológico. Suas obras tiveram aceitação pelo público. Picasso era seu admirador. Em Tropical Forest with Monkey (1910) mostrou sua visão de uma floresta imaginária povoada de macacos. National Gallery.



Frida Kahlo (1907-1954) Artista mexicana. O principal assunto de sua arte foi sua trágica vida. Um acidente na juventude a colocou por longo tempo na cama e deixou seqüelas insuperáveis. As traições de seu amor Diego Ribera e um aborto e a impossibilidade de tornar-se mãe apareceram em suas pinturas. SelfPortrait with Monkeys (1943) O fundo com plantas e os macacos representam marcas do seu México querido. Os macacos poderiam representar sua solidão amenizada pela companhia de animais de estimação. Coleção particular.



Nelson Leirner (1932-) Nasceu em São Paulo. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. A longa trajetória, a inteligência viva, a infinita criatividade, o pioneirismo e a diversidade de meios utilizados em sua obra (pintura, desenho, filmes, performance, design,objetos e instalações) o tornaram o mais importante e polêmico artista contemporâneo brasileiro. Influenciado por Duchamp, Andy Wharol, Sol Lewitt e Kabakov. Representou o Brasil nas Bienais de São Paulo, Tóquio e Veneza.

As esculturas do casal de noivos com máscaras de macacos fazem parte da instalação Vestida de Branco em exibição no Museu da Vale, Vila Velha. Vitória.  Nelson utilizou todo espaço do museu para uma viagem ao mundo do casamento. Da cerimônia religiosa à maternidade. A entrada dos noivos na Igreja sobre um tapete vermelho, observados por convidados, representados por figuras religiosas, animais, soldados, brinquedos infantis e estátuas de divindades afro brasileiras. A festa de casamento com a orquestra de macacos. A lua de mel na serra e no mar. A maternidade com vários berços e pequenos macacos. A atual exposição será registrada em um livro. O macaco para Leirner representa a similaridade com o homem e algumas vezes foram usadas como referência crítica aos militares durante a ditadura.

 

Sugestões: Nelson Leirner Arte e não Arte. 2004.

                  Frida KahloPain and Passion _ Taschen, 1993.

                  Pieter Bruegel el ViejoLabriegos,demonios e locos _ Taschen, 1994.


Nenhum comentário: