domingo, 30 de novembro de 2008

IN MEMORIAN (reprise)

“...E quantas mortes ainda serão necessárias

     Até que se perceba que pessoas demais

     morreram?

     A resposta, meu amigo,

     Está soprando no vento.”

 Bob Dylan    Blowing in the Wind.




 

Jane R. Hammond (1950-) artista americana. Influenciada pelo músico e artista John Cage. Trabalhou com os poetas John Assberry e Rapahel Rubstein. Estudou poesia e biologia antes de receber MFA em escultura pela Universidade de Wisconsin. Fallen 2004. A instalação em andamento incluiu  1511 folhas feitas à mão com o nome, escrito pela artista, de cada soldado americano morto no Iraque. A obra foi comprada pelo Whitney Museum e exibida em 2006 com o título Two Years continha, então, 3786 folhas. Um fundo doWhitney Museum permite a continuação do trabalho. Dois dias por semana, Jane Hammond recolhe folhas de diferentes árvores de diversas regiões do país, faz uma cópia em papel exatamente igual a original e escreve um nome de mais um soldado morto. Quantas folhas ainda serão incorporadas à instalação?







Felix Gonzalez Torres (1957-1996). Artista contemporâneo nascido em Cuba. Viveu em Porto Rico e desenvolveu sua obra em Nova York. Morreu de AIDS em Miami. Sem título (1992) Fotografia monocromática de uma cama vazia transformada em painel e exibida em Nova York. O trabalho foi feito em homenagem a seu companheiro Ross, logo após sua morte por AIDS. Foi representado nas Bienais de São Paulo e de Veneza


 



Joseph Noel Paton (1821-1901) Estudou na RoyalAcademy of London. Pintava no estilo Pré Rafaelista e tinha preferência por temas históricos e religiosos. In Memoriam(1857) foi dedicado pelo artista inglês como reconhecimento pelo heroísmo cristão das mulheres e crianças inglesas mortas na insurreição de 1857 de exército da Índia contra o domínio da Inglaterra. Coleção Particular Londres.




Taj Mahal Palácio localizado em Agra, Índia. O príncipe Kurran enamorou-se por uma princesa de 15 anos. O casamento ocorreu, após cinco anos sem que eles se vissem, em 1612. O imperador rebatizou a noiva como Muntaz Mahal (a eleita do palácio). O príncipe foi coroado imperador em 1628 com o nome de Munhaz Jahan. Ao dar a luz ao seu 14º filho, Muntaz Mahal morreu aos 39 anos. Para que ela nunca fosse esquecida, foi erguido o Taj Mahal entre 1630 e 1652 por 22 000 homens. Passagens do Corão estão gravadas em suas paredes. A abóbada tem fios de ouro. Um magnífico jardim cerca o palácio. O nome do arquiteto é desconhecido.Taj Mahal é patrimônio da Humanidade e foi eleitos uma das Sete Maravilhas do Mundo.

 

Sugestões: Poema sinfônico do compositor americano Douglas Moore em honra aos soldados mortos na segunda guerra mundial.

                    In Memoriam Jane Hammond. Art inAmérica, 2008.

                    Felix Gonzalez Torres. Julie Ault, 2006.


.






Nenhum comentário: