domingo, 30 de novembro de 2008

O NASCIMENTO DE VÊNUS


 

“Qual de um verde caixão de zinco, uma cabeça

 Morena de mulher, cabelos empastados

 Surge de uma banheira antiga, vaga eavessa

 Com déficits que estão a custo retocados.”

 

Arthur Rimbaud.  Vênus Anadiomene


Vênus corresponde à deusa grega Afrodite. É a deusa do amor e da beleza. Nasceu e surgiu de dentro de uma concha gerada pelas espumas. Foi levada para a ilha de Paphos. Em outra versão, seria filha de Júpiter e Dione. Era esposa de Vulcano e amante de Marte.



Apelles de Kos (século 4º a.C.). Foi renomado pintor grego. Conhece se referências sobre seu trabalho no livro História Natural de Plínio. Foi de Apelles a pintura perdida Vênus Anadyomene, que serviu de modelo para o mural encontrado em Pompéia, vista na foto. Plínio teria dito ser Alexandre o Grande o modelo para o quadro.



Alessandro de Mariano Filipepi ou Sandro Botticelli (1445-1510) Pintor florentino. Foi aprendiz de Fra Filippo Lippi. Estudou, ainda, com Verrocchio. Recebeu o patrocínio da Família Médici O Nascimento de Vênus (1483) Galleria degli Uffizi.  Representou a deusa Vênus emergindo do mar como uma mulher adulta. É empurrada para as margens pelos Ventos D’oeste, representados por um casal, símbolos das paixões espirituais. Uma chuva de rosas perfuma o ambiente. Recebe de Hora, uma das deusas das estações, o manto bordado de flores para cobrir sua nudez. Na antiguidade, a concha era a metáfora para vagina. No tempo de Botticelli a maioria das pinturas referia se a temas religiosos. O pintor surpreendeu com seu tema pagão. A pintura seria baseada em a Anadyomene Vênus, de Apeles, que Botticelli tomou conhecimento pelo livro de Plínio. Quando os Medicis foram expulsos de Florença, Botticelli integrou se a nova visão religiosa comandada pelo monge beneditino Savanarola. Seus temas tornaram se religiosos. São dessa época: Pietà e Mystic Nativity e Mystic Crucifixion.




Ticiano Vicellio (1490-1576) Estudou com Giovanni Bellini e Giorgione. Foi o maior pintor e o renovador da pintura veneziana. Tinha a capacidade de revelar a personalidade dos seus retratados.  VenusRising from the Sea ou Venus  Anadyomene (1520). National Gallery of Scotland. Ticiano representou Vênus como uma bela mulher nua olhando para o lado tal qual uma escultura grega clássica. O enrolar do cabelo, após seu nascimento, é uma citação de Apelles. A pequena concha flutuando sobre o mar é o sinal para indicar ser a cena do nascimento da deusa do amor.



William-Adolpho Burguereau (1825-1905). Pintor acadêmico francês. Ligou se ao estilo realista após cursar a École de Beaux Arts de Paris. Seu interesse principal era a figura humana feminina. Teve enorme sucesso, mas com a chegada do Impressionismo seu nome foi esquecido. La Naissancede Vênus Musée D’Orsay, Paris. (1879) Burguereauinspirou se em Botticelli e enfatizou o transporte da Vênus, depois do nascimento, para a ilha de Paphos.



A cena do filme o Satânico Dr. No, baseado no livro de Ian Fleming, em que Ursula Andrews, a catadora de conchas, sai do mar é uma referência ao Nascimento de Vênus de Botticelli. O filme foi dirigido por Terence Young. O papel de 007 foi do ator SeanConnery.

 

 

Sugestões: 007 _ Contra o Satânico Dr. No, 1962.

                  The Art of Florence _ Abbville, 1986.

                  Arthur Rimbaud Poesia completa. Edição bilíngüe. Tradução Ivo Barroso _ Topbooks, 1994. 


Nenhum comentário: