domingo, 14 de dezembro de 2008

LIÇÃO DE ANATOMIA

“Acima de todo resto, trata se de deixar uma prova de minha existência: Estive aqui. Tive fome. Fui derrotado. Fui feliz. Fui infeliz. Estive apaixonado. Tive medo. Tive esperança. Tive uma idéia e um bom motivo e é por isso que fiz obra de arte”.

Felix Gonzalez - Torres. Artista americano.




Pieter van Mierevelt (1596-1623) Foi aluno de seu pai Michel importante artista de Delft. Pieter pintou The AnatomyLesson of Dr Willem van der Mer in Delft (1627). Há poucas informações sobre o pintor e especula se ter sido a obra realizada em conjunto com seu pai. O cadáver está cercado por vários médicos, eles acompanham a lição do Dr. Van der Meer ao centro da composição. Os trajes são típicos da época e foram pintados alguns instrumentos cirúrgicos. Gemeente MuseaDelft



Rembrandt (1606-1669). Pintor holandês especializado em retratos. Tinha especial interesse pela discussão da luz.  TheAnatomy Lesson of Dr. Nicolaes Tulp.(1632) MauritshuisHague. Na composição, Rembrandt usou a iluminação para dar ênfase ao cadáver do assassino e ao Dr Tulp. Com a luz, diferenciou a vida e da morte ao colocar a face do morto na sombra. Dr. Tulp foi importante figura da Ordem dos Cirurgiões e prefeito de Amsterdã A cena mostra o médico explicando a anatomia do antebraço e da mão. Os espectadores eram estudantes de Medicina ou médicos e pessoas comuns, que pagavam uma contribuição para ver a necropsia. Um deles consulta De Humani Corporis Fabrica de Andréas Vesalium. Em 2006, um cirurgião dissecou um antebraço para comparar com a anatomia pintada por Rembrandt. Fez parte das comemorações dos 400 anos de nascimento do Mestre holandês.



Rembrandt The  Anatomy Lesson of Dr. Joan Deyman(1656) RiijksmuseumAmsterdãA obra foi comissionada em honra do Dr Deyman, sucessor do Dr. Tulp na Ordem dos Cirurgiões. Rembrandt colocou o cadáver de frente para o espectador, numa referência ao Cristo Morto de Mantegna. A iluminação está sobre o corpo, sobre as mãos do assistente e sobre o Professor. O auxiliar teria executado a intervenção do abdômen. A figura do assistente não aparece, pois o quadro foi cortado, depois de ter sido salvo de um incêndio.



Desiree Delron (1963_) Faz parte da jovem geração de fotógrafos holandeses. A foto pertence à série produzida por ela com referências explicitas a obras de arte clássicas. No caso,  sua inspiração foi em Rembrandt e sua Lição de Anatomia do Dr. Tulp. As fotos são manipuladas em programas de computador. Coleção Particular.





A foto oficial, liberada pelo exército boliviano de Ernesto Guevara morto, permitiu a elaboração de inúmeros artigos na imprensa assinalando a semelhança com a Lição de Anatomia de Rembrandt.

 

 

Sugestões: The Anatomy Lesson of Dr. Nicolaes Tulp(1632): A comparation of the Paint with a Dissected forearm of a Dutch Male Cadaver. The Journal Hand Surgery, volume 31, Issue 6 Pages 882-891.

                 Rembrandt’s Eyes _ Alfred Knopf, 1999.

                 Art Now _ Taschen, 2002.

Nenhum comentário: