domingo, 26 de julho de 2009

ASIA!


 

“The artist could be compare to a god, or an enlightened being, who simply could not do wrong”.

Hans Friedrich Schiller



Autor Desconhecido. Standing Ganesha (7th-8th c. A. D.) Pedra. Cambodia Período PréAngkor.  Acervo The Metropolitam Museum of Arts. Nova York. Shiva, o pai de Ganesha, após uma discussão, cortou a cabeça de seu filho e pediu aos deuses que a substituísse pela cabeça do primeiro ser vivo encontrado, foi o elefante. Ganesha ajuda a superar os obstáculos, removendo-os.




Autor desconhecido, Lovers (mithuma(século XI) Índia Pó de pedra colorida. Acervo do TheCleveland Museum of Arts. A maioria das esculturas medievais na Índia era colocada nos templos, locais de encontro das pessoas. As esculturas tinham, além da função de decorar,   ensinar. Elas poderiam representar a união da alma e o divino.



Autor desconhecido Standing Buddha (século VI) Paquistão. The Metropolitan Museum of Art. Nova York. Pequenas esculturas do Buda em bronze são muito raras. Elas eram carregadas para diferentes lugares. O Buda está representado no estilo Grandharan e no auge de sua maturidade. Ele está sobre um pedestal e é ladeado por uma enorme mandala. A mão esquerda segura a bainha de sua veste e a direita levantada, a direita levantada em saudação.




Autor desconhecido Tuan Fang Altar Set. China. O serviço para vinho consiste de uma mesa e treze vasos para armazenar, misturar, aquecer e beber o vinho. Serviços como esses eram feitos por encomenda para ocasiões especiais. Os desenhos e as sofisticadas formas dos vasos indicam como os chineses dominavam com maestria a fundição do bronze.




 

Arahmaiani (1961-) Nasceu na Indonésia, Artista contemporâneo dedicado a produzir instalações. Etalase (1994). Numa vitrine de museu, Arahmaiani colocou junto símbolos do Islã, da cultura ocidental e de sexualidade fotografia, garrafa de Coca Cola, espelho, leque, caixa com areia e um pacote com preservativos.

 

 

 

 

 

Sugestões:  Asia_ The Metropolitam Museum of Art, 1987.

                     Masterworks of Asian Art _ The Cleveland Museum of Art, 1998.

                    Contemporary Art in Asia: Traditions Tensions _ Harry N. Abrams, Inc., 1996.

Nenhum comentário: