Judith Collins. Senior Curator at Tate Gallery

Mark Wallinger (1959-) Artista conceitual inglês. Filmes, pinturas, esculturas e instalações. Começou seus estudos na Chelsea School of Arts e completou na Goldsmiths College. Fez parte da Young Britsh Artists, tendo participado da histórica exposição Sensation. Ganhou o Turner Prize de 2007. Participou das Bienais de Veneza e Istambul. Teve retrospectiva na Tate Gallery. Seus interesses maiores são os religiosos e sociais. Ecce Homo (1999) Escultura de resina e mármore representado Cristo e foi instalada na Trafagar Square Fourt Plint. Wallinger disse: “Eu quero mostrá-lo como um homem comum, um líder político de um povo oprimido. Eu penso ter ele um lugar aqui diante dos exagerados símbolos imperiais”. O Cristo é representado com as mãos atadas às costas e com uma coroa de arame farpado.

Siobhan Hapaska (1963-) Nasceu na Irlanda. Mora e trabalha em Londres. Estudou na Goldsmith College de Londres. Em 1998 ganhou o Glen Dimple Artist Award. Participou da 49ª Bienal de Veneza e da Documenta de Kassel. The Inquisitor (1997) Uma perfeita representação da figura de um homem vestido com um hábito dominicano sentado numa cadeira desenhada por Marcel Breuer. A mão direita tem quatro dedos, com a mão esquerda ele segura um objeto não identificado. Há um som que reproduz um discurso em latim. O artista tem uma obra enigmática referindo-se a protestos e violência.

John De Andrea (1941-) Escultor americano associado ao fotorrealismo. Bacharel em artes pela Universidade do Colorado. Estudou, ainda, na University of New Mexico. Vive e trabalha em Denver. Suas figuras são perfeitas, ele gostaria, que elas respirassem. John obtém esse alto grau de realismo com o uso de materiais modernos com a técnica de modelagem utilizada pelos antigos gregos e romanos. Allegory: After Courbet, 1988. É um auto-retrato com sua modelo e musa. Ele olha para a máscara, já pronta, do modelo. Ela fixa seu olhar para baixo em direção a ele. As cores das suas esculturas são em tom cinza e em tamanho real. John De Andrea procura fazer o expectador acreditar, que elas são verdadeiras.

Gavin Turk (1967-) Nasceu na Inglaterra. Estudou no Royal College of Art, Londres. A Maioria dos seus trabalhos envolve a sua própria imagem substituindo diferentes personagens famosas. Aqui ele se apropriou da famosa foto de Guevara morto conseguida por Korda na Bolívia e fotografou-se na mesma posição. The Che Guevara Story. (2001), Coleção particular.
Sugestões: Sculpture Today _ Phaidon, 2008.
Sensation Young British Artists in Saatchi Colletion _ Royal Academy of Arts, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário