domingo, 26 de julho de 2009

Circuncisão.


“Oito dias depois de nascido, circuncidaram o menino e deram-lhe o nome de Jesus; nome que o Anjo já lhe tinha dado antes de concebido”.

Lucas 2:21

 

Depois do corte do cordão umbilical, a circuncisão é o procedimento cirúrgico mais antigo. Ela representa, para os judeus, a aliança entre Deus e a entrada para o povo de Abraão e seus descendentes. Ela desarma o argumento daqueles, que negavam a Jesus Cristo a certeza de um corpo real.



Leonardo Da Vinci (1452-1519) Pintor, escultor, arquiteto, inventor, poeta, pensador, anatomista, sanitarista, botânico, físico, matemático e músico italiano. Nascido em Vinci é considerado o maior gênio da Humanidade. “Eis que conceberás e dareis à luz a um filho, a quem poreis o nome de Jesus. Ele remirá seu povo dos pecados” . Arcanjo Gabriel Mateus 1:21L’annunciazonne (1472-1475) Têmpera sobre madeira. Galeria Degli Uffizi.

O Arcanjo Gabriel sobre um tapete com flores, símbolo da pureza da Virgem, está separada de Maria por uma mesa. A mãe de Jesus é representada por uma mulher elegante e culta. As asas do anjo são tão perfeitas, que remetem aos estudos do pintor sobre os pássaros. Ao fundo os rios e montanhas envoltos numa névoa azul. Leonardo teve duas grandes influências Lorenzo de Médici, seu protetor eVerrochio o professor.



Andrea Mantegna (1431-1506) Iniciou seus estudos muito cedo e foi fortemente influenciado pela Escola Florentina.  Aperfeiçoou sua formação no estúdio de Jacob Bellini e seus filhos Gentile e Giovanni. Casou-se com Nicolosia, filha de Jacob. O estudo de suas figuras humanas observa-se a influência de Donatelo. Mudou-se para Mutua, a convite de Gonzaga Mutua, onde se tornou o pintor da corte. Trabalhou na elaboração de frescos da Capela de Belvedere. Influenciou Dürer e Leonardo da Vinci.   Circumcision of Christ (1461) Galleria Degli Uffizi. A cena ocorre no interior de um belo templo. Ao fundo e no alto foi representado o momento em que Abraão iria matar Isaac. Um judeu com a cabeça descoberta apresenta um halo sobre ela, mas ele não é um santo. Ao lado, uma figura feminina vira a cabeça da menina para mostrar não ser aquilo para ela.



Friedrich Herlin (1425/30-1500). Há poucas informações sobre o pintor alemão, sabe-se ter sido ele influenciado pela arte flamenga. A Sagrada Circuncisão de Jesus (1466) Rottenburgo ob der Tauber.




Guido Reni (1557-1642) Nascido em Bolonha. Foi aluno do pintor flamengo Denis Calvaert e depois discípulo dos Caracci. Pintou temas religiosos, populares e mitológicos. Sofreu influência de Dürer e Rafael. Circumcision of Christ (1600). Museu de Siena.




Jean Purcelle (1300-1355) Um dos mais perfeitos iluminadores góticos da Escola de Paris. Seu trabalho mais importante As Horas de JeanneDEvreu (1324) The Circumcision of Christ (Século XIV) Breviário Martin de Aragão. 

 

Recentemente, o artista contemporâneo performático Adrian Person, realizou sua própria circuncisão numa galeria comercial. A exibição da gravação está proibida temporariamente.

 

Sugestões: The Art of Florence _ Abbeville Press, 1988.

                     Steinberg L. _ The Sexuality of Christ in Renaisance Art and in Modern Oblivion, 1992.

Nenhum comentário: