segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PAI

“Para onde fores, Pai para onde fores

Irei também, trilhando as mesmas ruas

Tu, para amenizar as suas dores, Eu,

Para amenizar as minhas dores”.

Manuel Bandeira A Meu Pai Doente.

Na figura de meu querido pai Accacio, que me fez entender o significado de generosidade, lealdade, amizade e solidariedade e na saudade dos amigos Francisco Pascual, Helio Lobo, José Mario Caldas e SteriePapineanu,, que me tomaram como filho uma homenagem a todos os pais.




Guido Reni (1575-1602) Nasceu em Bolonha. Foi importante artista barroco dedicado às pinturas de cenas bíblicas. Tornou-se inicialmente músico. depois estudou pintura com Denis Calvert, artista holandes radicado em Bolonha. Aprofundou-se no estudo das obras de Dürer e Rafael. Mais adiante, ligou-se a Accademia del Naturale dos irmãos Caracci.São José () Basílica de São João Veneza. José é o pai legal de Jesus. Ao conhecer Maria, já grávida, ele afastou-se, pois a adúltera era condenada à morte por apedrajamento. José teve um sonho em que um anjo disse-lhe para aceitar Maria como esposa. Eles foram morar juntos em Nazaré. No catolicismo tornou-se São José.



Michelangelo Merci Caravaggio (1571-1610) O Sacrifício de Isaac (1601-1602). Galleria degli Uffizi. Florença.Abraão personagem bíblico nascido em Ur. Casou-se com Sara. Teve duas visões de Deus, orientado-o a ir para Canaã. Sara era estéril e o primeiro filho de Abraão foi com a serva egípcia Hagar. Nasceu Ismael considerado o ancestral dos povos árabes. Tempos depois, em nova visão, Abraão sabe, que Sara terá um filho e nasceu Isaac. A cena bíblica em que Abraão atende ao pedido de Deus para sacrificar seu filho Isaac no monte Moria. Antes do ato, apareceu um anjo e pediu para não sacrificar o filho. Um carneiro foi sacrificado. Caravaggio foi um dos maiores mestres da pintura, ele tinha total domínio sobre as luzes e sombras. Sua vida pessoal era muito complicada e sofria restições da Igreja por utilizar moradores de rua como modelo para representar Maria e os apóstolos.



Mauritz Cornelius Escher (1898-1972) Desenhista e gravurista holandês. Estudou na Escola de Arquietura e Artes Decorativas. No retrato homenageou seu pai, que muito o ajudou em sua carreira.Portrait of the Engenieer G.A. Escher The Artist`s Father(1935).



Rom Mueck (1958-) Nasceu na Austrália e radicou-se em Londres. Começou trabalhando fazendo bonecas para programas infantis de televisão. Descoberto por Charles Saatchi faz uma brilhante carreira. Suas esculturas são hiperrealistas e de tamanho enorme. Em Dad Dead(1966),uma das poucas esculturas de pequeno porte, Mueckrepresentou o pai morto com 1/3 do tamanho deitado de costas e sem roupa. Acervo da Saatchi Gallery. Londres.




Norman Rockwell (1894-1978) Pintor e ilustrador americano. Era muito conheciod nos Estados Unidos por ter feito 321 capas da revista The Saturday Evening Post. Seu trabalho retratava a vida, os símbolos e a cultura americana. Em Breaking Homes Ties pai e filhos estão sentados lado a lado enquanto o trem não chega. O cão da família apoia sua cabeça na perna do jovem. É o momento de despedida em que o filho eixa a casa paterna para começar sua vida adulta. A tristesa do pai e a ansiedade do filho ficam explícitas.

Sugestões: Caravaggio Complete works _ Sebastian Schutz, 2009.

Best of Norman Rockwell, 20005.

Um comentário:

Anônimo disse...

dr.márcio, que bela homenagem aos pais! Amei! Bjo carinhoso. Diana