quinta-feira, 20 de agosto de 2009

UNICÓRNIO

“O unicórnio através de sua intemperança e incapacidade de se dominar e devido ao deleite que as donzelas lhe proporcionam, esquecia sua ferocidade e selvageria. Ele põe à parte a desconfiança aproxima-se da donzela sentada e adormece no seu regaço. Assim os caçadores conseguem caçá-los.”

Leonardo da Vinci

O unicórnio é um animal mitológico associado à força, à pureza e virgindade. É representado por um cavalo branco com um chifre em espiral. O único meio de dominá-lo seria por meio de uma donzela pura. Para outros seria um animal fálico. Foram temas das fantásticas tapeçarias medievais.



Domenichino Zampieri (1581-1641) Pintor barroco da Escola de Bolonha. Começou sua formação com Denys Calvaert e teve sua complementação com na Accademia degli Imcamminati dos irmãos Caracci. Domenichino mudou-se para Roma com Anibale Caracci e com ele trabalhou em afrescos de palácios e igrejas. La Doncella y el Unicornio (1602) faz parte de um conjunto de afrescos do Palácio Farnese em Roma. A cena representa como a virgem consegue acalmar o animal.



Rafael Sanzio () Extraordinário pintor da renascença. Nasceu em Urbino. Seu pai mudou-se para Perugia e seu filho começou seu treinamento, aos 14 anos, com Perugino. Mais tarde, foi para Siena e depois para Florença para acompanhar os trabalhos de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Sofreu influência de Fra Bartolomeo, que adequou seu estilo suave para outro mais majestoso. A convite do Papa Júlio II, mudou-se para Roma com intuito de decorar os aposentos do Papa. Seu trabalho no Vaticano continuou sob o papado de Leão X. Admirado pelos Papas, pela aristocracia e pelas mulheres era chamado de príncipe dos pintores. Reconhecido pela sua beleza, morreu aos 37 anos após um encontro amoroso. Rafael sofreu enorme influência de Leonardo da Vinci. Em a Dama com Unicórnio (1505-06) Galleria Museo Borghese, Roma. A bela jovem está representada com um pequeno unicórnio no colo, o símbolo da pureza, diante de uma enorme janela pela qual é vista uma paisagem. A pintura seria uma referência a Mona Liza de Leonardo.




Olaf Nicolai (1962-) Artista alemão. Fotografia, escultura e instalações.La Lotta (2006) Galeria Eigen+Art de Leipzig. Um impressionante unicórnio negro tem a temperatura mantida em 43º para simular um animal vivo.



Salvador Dali (1904-1989) Pintor catalão e principal nome do Sulrealismo. Estudou na Academia de Artes de São Fernando em Madrid, de onde foi expulso por duvidadr da competência dos professores. Era amigo de Frederico Garcia Lorca e Luis Bruñel com que fez dois filmes O Cão Andaluz e L’âge D’Or. Fez uma carreira de suacesso, impulsionado pelo casamento com Gala. Passou pelo Cubismo, Dadaísmo e firmou-se no Surealismo. Construiu em Figueres, sua terra natal, o Teatro-Museu Dali. Fez incursões no mundo da moda e dos móveis. El Unicornio Alegre (1977) de colecionador particular, nos coloca diante de um quadro azul traduzindo tranqüilidade e beleza.




Rebecca Horn (1944-) Artista alemã performática, desenhista, cineasta trabalha com instalações. Poetisa. Estudou na Hamburg Academy of Fione Arts. Começou como desenhista e passou para construção de objetos de fibra de vidro, trabalhando sem máscara. Em função do material utilizado, teve grave doença pulmonar o que a obrigou a uma internação hospitalar por um ano. Nesse período, dedicou-se ao desenho. Ao retornar a Academia, passou a construir estruturas, que prolongavam o corpo. Inspirou-se em Franz Kafka, Jean Gene e nos cineastas Luis Bruñel e Pier Paolo Pasolini. Unicorn (1971) Uma estrutura de madeira branca com um chifre lembra o Unicórnio, são experiências sensuais-eróticas e do sofrimento mental e físico. Rebecca Horn procura a relação entre o corpo físico e o ambiente. Participou da Documenta de Kassel.


Damien Hirst (1956-) Artista contemporâneo inglês. Hirst fez parte da Young Britsh Artists, que revolucionou a arte contemporânea e trouxe seu centro para Londres. Eram alunos da Goldsmith College e impulsionados pelo colecionador Charles Saatchi fizeram enorme sucesso comercial. Hirst tornou-se com suas obras referindo-se à morte o mais poderoso artista mundial. Proprietário de um castelo de 300 cômodos, onde guarda sua fabulosa coleção particular. Por um tempo Damien Hirst envolveu-se com alcool e drogas, mas conseguiu superar os problemas. Vive com sua mulher e dois filhos. The Dream Coleção particular Um cavalo branco com grande chifre é mantido num tanque de formol.

Sugestões: Rebecca Horn _ Guggenheim Museum, 1994.

On the Way to Work _ Damien Hirst Gordon Burn _Universe, 2006

Dali _ Abrahams, 1968

Nenhum comentário: