domingo, 18 de janeiro de 2009

OUTRAS LUZES

“Quando a luz dos olhos meus

   E a luz dos olhos teus

   Resolvem se encontrar

  Ai que bom que isso é meu Deus...”

Vinicius de Moraes



Rembrandt (1606-1689) Pintor e gravurista holandês. Estudou na Universidade deLeidenFoi aprendiz de Pieter Costna. Logo, abriu seu próprio ateliê onde recebia alunos.Entre eles Gerrit Dou. The Company of Franz Bonning Cocq and Willien van Ruytenburch ou Night Watch (1642) Ryksmuseum, Amsterdam.  No quadro nota se Franz Cocq dando ordens para seu alferes e os dezoito integrantes da Companhia marcharem. Observa se três crianças e um cão. Há forte influência da técnica do claro e escuro de Caravaggio para criar os contrastes de luz e penumbra. A luz foi utilizada pelo artista para dar ênfase a alguns personagens. A obra de grandes dimensões é um típico retrato coletivo uma tradição da pintura holandesa.



Alexander Faratynov e Mikail Dronov Por ocasião das comemorações dos 400 anos de Rembrandt, a comissão organizadora dos festejos encomendou e exibiu a representação em bronze dos personagens da Ronda da Noite (1997)



George de La Tour (1593-1652). Pintor francês com especial interesse nas cenas de gênero, nos temas religiosos e no estudo da luz. Não há informações significativas sobre sua formação artística, mas sabe se ter viajado para Holanda e Itália. Sofreu grande influência de Caravaggio. Durante muitos anos, foi comissionado pelo Duque de Lorraine. Após sua morte, La Tour foi esquecido e seu valor redescoberto no século X. Saint Joseph the Carpentier (1638). Museu do Louvre. São José, patrono dos carpinteiros, trabalha numa peça de madeira enquanto Jesus ilumina a cena com a luz de uma vela.



Renee Magritte (1898-1967) Um dos maiores nomes do movimento Surrealista. Estudou na Academie Royale de Beaux-Arts de Bruxelas. Passou um período em Paris e retornou para Bruxelas onde permaneceu até sua morte. Como pintor surrealista Magritte criou a estranha situação de em pleno dia claro com o céu azul a rua  foi representada à noite iluminada pela luz colocada no poste. L’Empire du Lumière (1954) Musée Royaux desBeuax-Arts. Bélgica.




James Terrel (1943) Artista americano nascido  em Los Angeles . Seu maior interesse é trabalhar com a luz e o espaço. Sua obra tem a intenção de estimular o espectador a pensar sobre a percepção da luz.  Juke Green (1968) projeção de luz sobre um canto da galeria. Coleção particular.

Um comentário:

Marcio Fonseca e Brenda disse...

Adorei esta Imagem semanal sobre a luz!!
Interessante como é um assunto tão recorrente na arte de todos os tempos!