quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

RETROSPECTIVA

“To know is nothing at all, to imagine is everything”.

Anatole France

 

 

 A retrospectiva mostra algumas das imagens mais comentadas pelos leitores ao longo de 2008.

Feliz Ano Novo.



Jane R. Hammond (1950- ). Artista americana. Influenciada pelo músico e artista John Cage. Trabalhou com os poetas John Assberry eRapahel Rubstein. Estudou poesia e biologia antes de receber MFA em escultura pela Universidade de Wisconsin. Fallen 2004. A instalação em andamento consta de 1511 folhas feitas à mão com o nome inscrito pela artista de cada soldado americano morto no Iraque. A obra foi comprada peloWhitney Museum e exibida em 2006 com o título Two Years continha, então, 3786 folhas. Um fundo do Whitney Museum permite a continuação do trabalho. Dois dias por semana, Jane Hammond recolhe folhas de diferentes árvores de diversas regiões do país, faz uma cópia em papel exatamente igual a original e escreve um nome de mais um soldado morto.



Jean- Baptiste Camille Corot (1796-1875).  Monk with Cello Coleçãoparticular. Pintor realista francês. Estudou em Rouen e pintava no estilo clássico. A condição econômica da família permitiu seus estudos na Itália. Ao retornar abandonou o classicismo e dedicou se ao paisagismo. A sua visão da arte abriu caminho para os novos pintores que o sucederam. A simplicidade de suas cenas e o perfeito domínio da luz e da sombra caracterizam suas obras. Para muitos é o pai do impressionismo.



Diego Velasquez(1599-1623) Nasceu em Sevilha.  Seu treinamento maior foi com Francisco Pacheco. Trabalhou na corte de Felipe IV e chegou ao cargo de Pintor do Rei.  Water Seller of Seville (1619) do Welington Museum, Londres. A  perfeita distinção entre o barro a cerâmica e o vidro e os pequenos detalhes  mostram um pintor extraordinário.. O fundo escuro realça o contraste entre o jovem e o idoso. A roupa rasgada mostra ser o retratado gente do povo.Velasquez usava como modelos os moradores de Sevilha. É considerado o maior retratista de todos os tempos.



Johannes Vermeer (1632-1675) e Rembrandt foram os dois maiores nomes da pintura holandesa. Vermeer nasceu em Delft e lá permaneceu por toda sua vida. Delft era uma importante cidade, escolhida por Guilherme o Silencioso, Príncipe de Orange como sua residência durante a revolta holandesa contra o domínio espanhol. Uma próspera cidade. Suas fábricas de tapetes e ateliês de pinturas atraiam comerciantes de diferentes partes do mundo. Pouco se sabe sobre a formação de Vermeer e suas relações com outros artistas. Há 34 obras atribuídas a ele, incluindo pinturas religiosas, cenas de gênero e paisagens. A cor e a luz eram suas preocupações maiores. Morreu na miséria e está sepultado na Igreja Velha de sua cidade natal.




Domenico Ghirlandaio (1449-1494). Portrait of an Old Man with Young Boy (1480). Museu do Louvre. Pintor florentino renascentista. Foi professor de Michelangelo. Sofreu influência de Giotto e Masaccio. Na pintura de murais foi influenciado pelos artistas holandeses. Costuma representar as pessoas bíblicas com o retrato de seus contemporâneos.

A perfeita representação de um avô trocando olhar carinhoso com seu neto, junto a uma janela por onde é possível ver a bela paisagem. A cor vermelha das vestes dá um especial encanto ao trabalho, contrasta com o cinza da parede e dirige o olhar do expectador para os personagens. A deformidade nasal (rinofina) no idoso foi registrada.

Um comentário:

Marcio Fonseca e Brenda disse...

Uma bela retrospectiva. Que 2009 venha com força total!!