domingo, 25 de janeiro de 2009


“Como ele consegue fazer aquilo?

 Mesmo que sejam só dois pingos de tinta

 Sobre uma tela, ele é extraordinário”.

Pierre-Auguste Renoir

 

 

 “Com sua concepção revolucionária da imagem, do espaço e da forma, será um precursor das gerações de pintores que se lhe seguiram, nomeadamente dos cubistas, tendo sido designado, e muito justamente, como pai da arte moderna”.

Hajo Düchting.

 

 

 Paul Cézanne (Aix-en-Provence 1839-1906) Seu pai fundou um banco com enorme sucesso financeiro. Apesar das dificuldades de relacionamento entre os dois, foi Louis-Auguste Cézanne o financiador da carreira do filho. Sua mãe dava lhe o apoio necessário. Menino tímido e recluso estudou no Colégio Bourbon de sua cidade natal onde recebe excelente formação humanista distinguindo-se em Ciências Naturais, Latim e Grego. Lá tornou se amigo de Emile Zola e de Jean-Baptiste Baille, os três ligados pelo interesse pela literatura e artes. Foi um período feliz para Cézanne, interrompido pela ida de Zola para Paris.

Cézanne cursou a Faculdade de Direito, mas sem interesse. Trabalhou no banco com o pai o que piorou as frágeis relações familiares. Dedicou se ao desenho sob a orientação de Joseph Gilbert.

Seu pai comprou a bela propriedade Jas de Bouffan, que aparecerá em inúmeros quadros do filho. São dele as pinturas para decoração das paredes do salão da casa. Nesse período, seus trabalhos referiam-se aos temas dramáticos do romantismo. Aí Cézanne instalou seu ateliê. O pai autoriza a ida dele a Paris onde encontrará Zola e entrará para a Académie Suisse convivendo com Monet, Renoir e Pissaro. Esse último, mais velho, tornou-se seu amigo e protetor. Sob sua orientação, abandonou as cores escuras e produziu telas claras e brilhantes. A vida parisiense não agrada Cézanne e o desentendimento com Zola apressa sua volta a Aix, mas por pressão do pai volta a Paris sendo reprovado no exame para École de Beaux-Arts. É recusado repetidas vezes nos salões oficiais. Seus trabalhos são mostrados nos salões dos recusados. Ligou se ao impressionismo, mas logo se afasta do movimento.

Casa-se com Hortense, após um longo relacionamento. Tem um filho. Com ela foi ao encontro de Pissaro perto de Marselha, onde realizou inumeros trabalhos

Volta definitivamente para Aix de Provence. Concentra-se na pintura representando a natureza pelas formas de esferas, cilindros e cones.

Cézanne foi extraordinário nas paisagens, naturezas mortas e retratos.

 


Ja de Bouffan (1878). Coleção Particular.



Mont Saint Victoire (1904). Coleção particular. Serviu de modelo para oitenta e cinco aquarelas e pinturas. Representou o em horários e condições climáticas diferentes.



 Baigneuses (1878) Metropolitan Museum of Art, Nova York



Le Jouers de Carte (1892). Courtauld Institute.



Compotier Pitcher and  fruits(1892) Barnes Foundation.

 

 

Sugestões: Cézanne Hajo Düchtind _ Taschen.

                 Correspondência Paul Cézanne _ Martins Fontes, 1992.

                 Cézanne _ Philadelphia Museum of Art, 1996.

Um comentário:

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Belíssimo blog! Um prazer passear por aqui. Abraços alados!