domingo, 1 de fevereiro de 2009

LINCOLN


“Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao Homem a iniciativa e a liberdade”.

Abraham Lincoln

 

 

A recente eleição e posse do 44º presidente dos Estados Unidos Barack Hussein Obama trouxe ao noticiário a figura do 16º presidente Abraham Lincoln. Pinturas, fotografias, esculturas e monumentos deixaram registradas fatos da vida de  importante figura pública americana.

Abraham Lincoln (Horgenville 1809-Washington 1865). 16º Presidente dos Estados Unidos eleito em 1961 e reeleito em 1964. Governou até 1965 quando foi assassinado.

Sua modesta família era natural de Kentucky. Em 1861, a família mudou-se para Indiana, onde Lincoln aprendeu a ler e escrever. Em 1831, foi sozinho paraIllinois onde trabalhou como balconista e agente postal. Elegeu-se deputado. No segundo mandato formou-se em Direito. Abriu seu próprio escritório. Elegeu-se senador. Casou-se com Mary Todd. O casal teve quatro filhos, mas, apenas, um atingiu a idade adulta. Sua atuação como advogado deu lhe grande prestígio. Perdeu a nova eleição para o Senado, mas ficou conhecido por sua luta contra a escravatura. O fato permitiu sua candidatura à Presidência quando fundou o Partido Republicano. O mandato de Lincoln foi marcado pela luta contra a escravidão e a manutenção da unidade do país divido por uma guerra civil entre o norte e sul. A Guerra da Secessão terminou em 1º  de abril de 1865 dias antes de sua morte.



Eugenio DaubRob Fermin e HendrickAbraham Lincoln (Honey). A estátua em bronze mostra Lincoln aos sete anos encostado em um  tronco de árvore lendo um dicionário na companhia do seu cão Honey. Uma homenagem de sua cidade natal Hodgranville, Kentucky. O menino teria encontrado o cão com a perna quebrada, colocou a numa tala, cuidou dele até sua cura e o adotou. Tempos depois, o futuro presidente caiu numa caverna e foi salvo pelos insistentes latidos de Honey, que atraíram pessoas para o resgate.



Douglas Volks (1856-1935) Pintor americano. Foi aluno de JeanLéonGérômeVolks estudou cuidadosamente os bustos e a máscara viva de Lincoln. O retrato é considerado fiel ao modelo. Lincoln’ Portrait



Jean-Léon Gérôme (1863-1930) Pintor e escultor francês acadêmico. Especializou-se em pinturas históricas, mitológicas gregas e orientalismo.  Foi professor da Ecole des Beaux-Arts, Paris. Foi agraciado com a Legião de Honra da França.




Litografia de 1865 publicada por Currier & Ives. Em 14 de abril de 1865, Lincoln foi assassinado no Teatro Ford, Washington enquanto via uma peça. O assassino John Boots era um dos atores mais conhecidos da época e um defensor dos ideais sulistas.



Foto Abraham Lincoln Funeral na Avenida Pennsylvania.




Lincoln Memorial (1922) Washington DC.Com projeto do arquiteto americano Henry Bacon, o Memorial tem estilo de templo grego com suas colunas jônicas. A estátua de Abraham Lincoln sentado, que domina o interior foi feita pelo famoso escultor americano Daniel Chester FrenchOs murais instalados no interior foram pintados pelo artista Jules GuerinSímbolo da liberdade e da democracia o Memorial foi palco do histórico discurso proferido em 1963 porMather Luther King denominado “I Have a Dream”.

Em 18 de janeiro, o presidente eleito Barack Hussein Obama, no Lincoln Memorial, diante de milhares de pessoas declarou: “Juntos poderemos continuar a avançar como nação e povo, para perpetuar a herança de nossos antepassados que celebramos hoje”

Nenhum comentário: