domingo, 15 de fevereiro de 2009

PAISAGENS

 

“Extasiadas ficaram as profanas pupilas

Contemplando a beleza da paisagem dormida.

E ficaram olhando a doçura tranqüila

Da aldeia pela noite, pequena como um ninho”

 

Pablo Neruda. Lua Cadernos de Temuco.

 

 

As paisagens apareceram nas miniaturas medievais. Foi Giorgione o introdutor na pintura.



Giorgione (1477-1510) Foi discípulo de Giovanni Bellini e professor de Ticiano. Era muito talentoso. Pintava uma paisagem e introduzia as figuras humanas.A Tempestade (1510) Museu de Viena. O fundo faria alusão à fortuna sempre imprevisível e incerta. As figuras poderiam ser ciganas e soldado ou a Virgem Maria e o menino, mas como justificar a nudez? Giorgione era homem bonito, excelente tocador de alaúde e dado às atividades do prazer. Junto com Ticiano fugiu uma noite do ateliê de Bellini e os dois acabaram dispensados pelo exigente mestre. Morreu cedo e deixou uma pequena quantidade de trabalhos.



Nicolas Poussin (1594-1665) Mudou-se aos 18 anos para Roma com o intuito de aperfeiçoar-se. Sofreu influência de Ticiano e Rafael. Era o pintor preferido da classe média italiana e francesa. A convite do cardeal Richelieu voltou a Paris, mas não se adaptou aos trabalhos oferecidos e retornou a Roma. Landscape withPolyphemus (1645) Museu Hermitage, Moscou.

         A pintura foi baseada em Metamorfose de Ovídio. É trabalho da fase final de Poussin, quando ele retornou aos temas históricos e mitológicos.



Canaletto (1697-1768) Artista veneziano famoso por suas paisagens. Inicialmente pintou paisagens urbanas de Roma, sob a inspiração de Panini e posteriormente de sua cidade natal com a característica cromática da escola veneziana.  Grand Canal: Looking East, from the Campo San Vio (1725).Gemäldegalerie Alte Meister, Dresden. Alemanha. Minuciosa representação com perfeita reprodução de prédios, pontes, barcos, gôndolas e pessoas.



Joseph Mallord William Turner (1775-1851) Pintor romântico ingles.Estudou na Royal Academy of Arts, Londres. Dedicou-se a pintura de paisagens. Estudou a luz e sua repercussão sobre as cores. Homem solitário produziu cerca de 20 000 obras. Entre 1830 e 1840, abandonou a pintura figurativa para criar espaços voláteis como as nuvens, fumaça e chuva tornando seus quadros quase abstratos. Para muitos seria o precursor do Impressionismo. Arundel Castle withRaimbow (1824) Aquarela. Museu Britânico.




Peter Doig (1959-) Pintor figurativo inglês. Nasceu em Edimburgo e cresceu no Canadá. Estudou na Saint Martin School of Art (1980-1983) e na Chelsea School of Art (1986) LondresDoig inspira-se em fotografias de jornais, revistas e outra tiradas por ele mesmo e em pinturas do passado e do presente. A série com canoas foi, inicialmente, baseada no filme de terror Sexta Feira 13. Desde 2002, vive e trabalha em Porto Príncipe, Trinidad e Tobago. Foi indicado para o Turner Prize(1999). Em 2008, teve sua primeira retrospectiva organizada pela Tate Gallery em Londres. É professor de artes na Universidade de Dusseldorf, Alemanha. Doigregistra momentos de tranqüilidade com uma combinação de cores próprias e ângulos inesperados. Red Boat (Imaginary Boys) Coleção particular. Seis homens com camisas brancas navegam numa canoa vermelha diante de uma densa paisagem tropical.

 

Sugestões: Art Now vol 3 _ Taschen, 2008.

                 Pablo Neruda Cadernos de Temuco _ Bertrand Brasil, 1998

Nenhum comentário: