segunda-feira, 16 de março de 2009

CAMA

“Only things speak to me”.

Robert Grove





Roberto Polidori (1951-) Nasceu em Montreal, Canadá. Mudou-se para Nova York em 1969, onde trabalhou como assistente do cineasta Jonas Mekas. Em 1981, formou-se pela Universidade de Búfalo e iniciou sua carreira como fotógrafo. Trabalha para The New Yorker e Vanity Fair. Recebeu os prêmios Alfred Eisenstaedt e World Press Award (1998). Vive e trabalha em Nova York e Paris. Publicou vários livros, entre eles, After the Flood com imagens obtidas após o furacão Katrina. Houve enorme polêmica sobre elas. Fez exposições em diferentes museus do mundo, inclusive no Metropolitan Museum of Arts. As Suas fotografias são de larga escala e muito detalhada Chambre Roi, Bed of Louis XIV Château de Versailles (2007) Fotografia colorida, Nicolas Metivier Gallery.




Imogen Cunningham (1883-1976) Fotógrafa americana nascida em Portland, Oregon. Começou a fotografar em 1901. Graduou-se em Química na University of Washington, Seattle. Estudou em Berlim. Dedicou-se as fotografias de flores, retratos e do nu feminino. Foi uma das introdutoras do modernismo na fotografia americana. Aos 91 anos, realizou seu último trabalho. A fotografia em preto e branco mostra a cama desarrumada sobre a qual Imogen colocou a tesoura utilizada para obter as pequenas pontas do seu cabelo identificadas na foto para ostrar sua presença. Participou de exposições no Metropolitan Museum of Art, Institute of Arts, Chicago e Museu de Artes de São Francisco. The Unmade Bed (1957).




Robert Gober (1954_). Escultor, desenhista, pintor e fotógrafo americano nascido em Connecticut. Estudou no Middlebury College e na Tyler School of Art, Roma. Seus trabalhos enfocam o corpo humano, objetos domésticos e cotidianos e falam sobre infância, sexo, religião e política. Suas esculturas são réplicas perfeitas do original e feitas pelo próprio artista e seus assistentes. Em 1976, mudou-se para Nova York onde vive e trabalha. Em 2001, representou os Estados Unidos na Bienal de Veneza. Gober tem obras nos principais museus do mundo, entre eles, MOMA, Whitney Museum, Guggenheim Museum, Tate Gallery. Em 2007, fez uma retrospectiva no Schaulager Museum, Basel. A perfeita escultura de uma cama comum colocada num ambiente de arte procura criar no expectador uma tensão ou uma evocação de algo. Sem título (1986) The Museum of Modern Art, New York. .




Rebecca Horn (1944-) Artista alemã especialista em preformance e instalações. Poetiza. Estudou na Hamburg Academy of Fine Arts. Trabalhava, sem máscara, com fibra de vidro em conseqüência desenvolveu grave doença pulmonar, o que a levou a longa internação. Durante esse tempo, mudou sua maneira de fazer arte, dedicando-se as performances na qual utilizava seu próprio corpo. The Lovers Bed (1990) Lindas borboletas artificiais, ligadas a um motor, que aciona as asas, foram colocadas em diferentes locais de uma antiga cama de metal. O trabalho sugere, paixão, desejo, união sexual e lembranças.




Tracey Emin (1963-) Artista inglesa contemporânea. Estudou moda na Medway College of Design (1980-1982). Em 1984, estudou pintura na Maidstone Art College e, posteriormente recebeu o título de Mestre em pintura pelo Royal College of Art. Tracey destruiu todas as suas pinturas. Para sobreviver abriu uma loja com a artista Sarah Lucas, onde vendia camisetas, cinzeiros e bottons com a fotografia do artista Damien Hirst.

Fez sua primeira exposição individual e tornou-se conhecida. Em 1999, foi indicada para o Turner Prize da Tate Gallery com o polêmico trabalho My Bed. Sua própria cama com lençóis usados e sujos e ao lado dela estavam dispostos tudo usado por ela nos dias em que ela ficou acamada após tentativa de suicídio. Os objetos incluíam preservativos e absorventes usados, cigarros, garrafa de bebidas, etc. A artista engaja o espectador na exploração de suas emoções, expõe suas imperfeições e dificuldades, funde sua vida pessoal com seu trabalho. É uma das mais importantes artistas inglesas com obras em inumeros museus do mundo.

Tracey Emin ampliou universo de sua obra com desenhos, pinturas, filmes, vídeos, fotografias, esculturas e instalações. Representou a Inglaterra na Bienal de Veneza. Foi indicado como membro da Royal Academy of Art. Em 2008, foi realizada uma retrospectiva em Glascou, Escócia para comemorar 20 anos de carreira. My Bed (1999) The Saatchi Collection. Londres.




Tracey Emin To Meet My Past (2002) Com sua arte confessional, a artista procura estabelecer uma intimidade com o espectador. Uma cama com bordados e desenhos com fatos de sua infância e juventude. The Saatchi Collection.

Sugestões: Versailles. Robert Polidori e Jean Marie Montclos, 1991.

Robert Gober Scultures and Installations 1979-2007 _ Schaulager, 2007.

Rebecca Horner _ Guggenheim Museum,1993.

Nenhum comentário: