quarta-feira, 11 de março de 2009

PAPA

“Posso mostrar-vos os troféus dos Apóstolos. Caso queiras ir ao Vaticano ou a via Ostiense, lá encontrarás os troféus daqueles que fundaram esta Igreja”.

Gaio, presbítero romano.





Yan Pei Ming (1960) Nascido em Shangai. Aos 20 anos mudou-se para Dijon na França onde vive e trabalha. Red Pope (2005). Ardoroso admirador de Andy Wharol, o artista apropia-se de figuras públicas transformando as em temas de suas pinturas. Participou das Bienais de Veneza, Sevilha e Istambul. No momento, tem individual no Instituto de Arte de São Francisco. Red Pope (2005). Coleção particular.




Maurizio Cattelan (1960-) Nascido em Pádua na Itália. Vive em Nova York e Milão. É considerado um dos mais influentes artistas contemporâneos, suas obras estão nos grandes museus mundiais. Representou a Itália na Bienal de Veneza. Cattelan não teve formação artística formal. Começou construindo pequenos móveis em madeira. Ele fez um catálogo com suas obras e idéias e enviou a várias galerias comerciais, assim deu início a sua vitoriosa carreira. Os trabalhos de Cattelan são baseados na ironia, na sátira, no humor e na crítica ao poder estabelecido, governo, Igreja, galerias etc. La Nona Ora (1999). Coleção Particular. Numa enorme sala, o meteorito quebrou o telhado de vidro e atingiu de morte o Papa João Paulo II. Coleção Particular.




Domènikos Theotokópoulos El Greco (1541-1614). Pintor e escultor grego. Nascido em Creta, onde recebeu seu treinamento em arte bizantina. Foi para Veneza, onde trabalhou no ateliê de Ticiano. Em 1570, abriu seu ateliê em Roma. Suas críticas aos trabalhos de Michelangelo criaram um ambiente desfavorável Insatisfeito, mudou-se para Toledo, onde trabalhou até sua morte. Lá teve reconhecimento e recebeu muitas encomendas. Suas características figuras alongadas, algumas vezes fantasmagóricas o transformaram num pintor único, não podendo ser incluído entre as escolas conhecidas. Portrait of Pope Pius V (1600-1610). Coleção particular.




Ticiano (1490-1560) É considerado o maior pintor da escola veneziana do Renascimento. Aos nove anos, foi enviado a Veneza para iniciar seu treinamento com Zucato, famoso por seus trabalhos em moisaco. Mais adiante, mudou-se para o ateliê de Gentile Bellini, mas foram Giovanni Bellini e Giorgiane seus verdadeiros mestres. Tornou-se imbatível na arte do retrato e perfeito na representação das cenas mitológicas e bíblicas. Pela quantidade de figuras da realeza ganhou o nome de pintor dos príncipes. Portrait of Pope Paul III and his Cousins Alessandro and Ottavio Farnese (1546). Museo Nazionale di Capodimonte, Nápoles.




Perugino (1450-1523) Pintor italiano nascido em Perúgia. Mudou-se para Florença, onde trabalhou no ateliê de Verrochio, junto com Leonardo da Vinci. Aprendeu perspectiva com Piero de La Francesca. Foi professor de Rafael. Mudou-se para Roma para trabalhar nos frescos da Capela Sistina. Perugino colocou Jesus e Pedro no centro da tela, cercado de santos e cidadãos, o grande eixo dirige o olhar para o Arco de Constantino. Apesar da simplicidade utilizada, o artista conseguiu transmitir a noção da infabilidade e autoridade do Papa sobre a Igreja. The Delivery of the Keys to Saint Peter (1481-1482) Fresco Capela Sistina, Roma.

Sugestões: Maurizio Cattelan _ Phaidon, 2000.

El Greco _ Phaidon, 1949.

Nenhum comentário: