segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MOMA Highlights

“Posso escrever os versos mais tristes esta noite. / Escrever, por exemplo: “A noite está estrelada, e tiritam, azuis, os astros ao longe”.

Pablo Neruda Antologia Poética




Vincent van Gogh (1853-1890) Pintor holamdês The Starry Night (1889). Operiodo inicial de sua vida adulta foi dedicada a religião. A pintura tornou-se realidade em sua passagem por Paris, onde conheceu Bernard, Gauguin, Degase Toulousse-Lautrec. Dois anos depois, mudou-se para Arles, local com luz e paisagens. Foi dessa época a pintura dos girassóis. Queria fazer um grupo, mas, apenas, Gauguin atendeu seu chamado. Depois de um desentendimento,Gauguin retornou a Paris e o estado mental de van Gogh começou a mostrar sinais de doença. Foi necessário a internação. Não se recuperou e com um tiro no peito matou-se. Uma pequena e tranquila cidade. A paisagem é imaginária, a igreja, com sua alta torre, remete a terra natal do artista. Em primeiro plano as oliveiras. O céu é cheio de energia e movimento. A pintura seria a passagem entre o Impressionismo e o Expressionismo.



Frances Benjamin Johnston (1864-1952) Fotógrafo americano notabilizado por seus retratos de políticos, mineiros, ferreiros e tecelãs. Stairway of Treasurer’s Residence: Students at Work. Hampton Institute, Hampton Virginia.(1899-1900) Platinum print. O retrato exemplifica o sentido clássico da composição e a cuidadosa montagem da cena. O Hampton Institute foi criado após a Guerra Civil pelo Educador Samuel Armstrong para os soldados negros, que atuaram sob seu comando.



Édouard Vuillard (1868-1940) Mother and Sister of the Artist (1893) Ao ficar viúva a mãe do artista assumiu a administração dos negócios da família. Sua pose é sólida e poderosa. A face e as mãos destacam-se do vestido preto e de marrom da madeira e do papel de parede.



Alexander Calder (1898-1976) Gibraltar (1936)




Eva Hesse (1936-1970) Repetition Nineteen, III (1968)

Sugestões: MOMA Highlights 350 Works from The Museum of Modern Art New York _ MOMA, 2004.

Neruda Pablo _ Antologia Poética _ Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.

Nenhum comentário: